25/04/2024 18:58:27

14/01/2012 11:51:29

Projeto Inaê inaugura novas instalações no Povoado Santa Fé em União dos Palmares


Projeto Inaê inaugura novas instalações no Povoado Santa Fé em União dos Palmares
Santa Fé em União ganha Projeto

Uma cerimônia ocorrida na tarde desta sexta-feira, 13, no Povoado Santa-Fé, marcou a inauguração das novas instalações do Centro de Formação e Inclusão Social (Inaê), que vem há dois anos trazendo conhecimento a crianças e adolescentes carentes deste povoado, que ainda abriga desabrigados das enchentes de 1989 dentro de pavilhões.

 

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, a representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Genisete Sarmento, representantes das secretarias de Estado da Mulher e de Estado da Cultura, secretários municipais de Infraestrutura, Turismo e Comunicação, o prefeito Areski Freitas, a ialorixá Mãe Neide Oyá de Oxum, o padre Francisco Melo, da paróquia local, representantes de religiões de matrizes africanas locais, o presidente da Associação dos Grupos de União (Agrucenup), Djalma Rosendo e moradores do povoado.

 

A nova sede foi instalada dentro de um desses pavilhões, pois o espaço amplo oferece locais para se desenvolver inúmeras atividades. O espaço conta com uma biblioteca, salão de beleza, refeitório, local para aulas de corte e costura e auditório para apresentações culturais.

Sob a coordenação da ialorixá Mãe Neide Oyá d´Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), com sede na capital Maceió, o projeto Inaê, que faz parte do Guesb, vem por meio da dança, música e teatro, promover a inclusão e respeito às diferenças, independente de religião ou etnia.

 

Em sua fala, Mãe Neide destaca as dificuldades na implantação do projeto aqui em União dos Palmares, mas observou que com apoio de inúmeras instituições o sonho se tornou realidade. Emocionada, ela destaca a parceria com a Fundação Palmares, a Prefeitura de União e outras instituições, que colaboram com a obra social.

 

A representante da Fundação Cultural Palmares no Estado, Genisete Sarmento, lembrou do passado dos moradores que ainda residem nesses pavilhões, frisando que eles precisam do apoio de todos. “A Fundação Palmares está à disposição para contribuir com esse projeto”, disse Genisete, destacando a coragem de Mãe Neide em manter esse projeto de quão importância para aquela comunidade.

 

Já o prefeito do município, Areski Freitas, lembrou da parceria com o Inaê desde o início de suas atividades naquele povoado e destacou que está trabalhando para que os moradores dos pavilhões sejam incluídos nas casas do Programa da Reconstrução, pois os desabrigados  vivem ali, desde as enchentes de 1989.

 

Durante todo o evento inúmeras atrações culturais animaram o local, a Banda de Percussão do Projeto Inaê fez uma bela apresentação, também se apresentou a Banda Afro Zumba.

 

Brincadeiras como o pau de sebo, animaram a garotada, que também se divertiu em brinquedos montados no evento.

 

Também faz parte dessa nova fase do Projeto Inaê, a instalação de uma praça, denominada São Cosme e São Damião, onde foram plantadas quatro mudas de árvores típicas da Mata Atlântica. A praça será um local para diversão e lazer daqueles moradores.

 

orelâmpago //

joão paulo farias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News