20/04/2024 09:33:24

Trabalho
10/01/2012 17:51:43

Concursos: Sgap, Detran e Corpo de Bombeiros abrirão novas vagas


Concursos: Sgap, Detran e Corpo de Bombeiros abrirão novas vagas
Dario Cesar Secretário de Defesa Social de AQlagoas

Depois de anunciado o concurso para 1.530 vagas para reforçar os quadros da segurança Pública em Alagoas, o secretário de Defesa Social, coronel Dário César, disse à reportagem do Tudo na Hora que o Estado já se prepara para, em breve, fazer um novo certame para preencher novas vagas no Corpo de Bombeiros Militar, Detran e Superintendência Penitenciária.

 

O anúncio foi feito em resposta ao pleito da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL) pelo aumento no número do efetivo da corporação.

 

Segundo a ABMAL, o Corpo de Bombeiros conta atualmente com um efetivo de 1.326 militares. Número que não é o ideal para atender a demanda dos 102 municípios alagoanos, já que pela legislação vigente, o contingente para atender às necessidades do Estado deveria ser de 2.823 bombeiros. “A legislação informa,ainda, que as despesas destes militares já constam no Orçamento Geral do Estado. Desta forma, existe a necessidade de concurso público para o preenchimento de 1.497 vagas”, defende a associação na nota oficial.

 

Pelos cálculos, os Bombeiros trabalham com menos da metade do efetivo que seria o ideal. Faltando, além de homens, quartéis que garantam o serviço de prontidão em todas as regiões do Estado. “Dos 102 municípios alagoanos apenas sete possuem quartéis do CBMAL. Na capital, por exemplo, temos diariamente apenas duas equipes de salvamento para atender toda a região metropolitana, três guarnições de combate a incêndio protegem uma área que vai desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio. Além de apenas três postos de guarda-vidas em 232 km de praias”, lamentam.

 

O anúncio sobre o concurso para a área de segurança pública foi feito na última terça-feira (3) pelo próprio secretário de Defesa Social. O coronel Dário César explicou que as 1.530 vagas foram definidas em reunião com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages. No total, serão 1.040 vagas para a Polícia Militar, sendo 1 mil para soldado e 40 para aluno oficial (cadete). Na Polícia Civil, serão oferecidas 40 vagas para delegados, 120 para escrivães e 240 para agentes.

 

À reportagem do Tudo na Hora, o secretário explicou que, neste momento, a prioridade é diminuir a violência em Alagoas. “Em razão de nossas limitações financeiras e a prioridade estabelecida, estamos fazendo concurso para as polícias Civil e Militar e a Perícia Oficial. Críticas sempre teremos, afinal nunca iremos contentar a todos, mas não podemos nos afastar dos nossos objetivos prioritários e, em breve, iremos fazer os demais concursos pleiteados”, afirmou.

 

O secretário adiantou que as próximas vagas serão discutidas para o Detran, a Superintendência Penitenciária e o Corpo de Bombeiros. “Contudo, hoje temos há um foco e uma prioridade: diminuir o número de homicídios”, explicou o secretário.


tudonahora //

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News