26/04/2024 15:56:46

09/01/2012 23:31:50

Segunda edição do Projeto Passeio no Parque realiza o Banquete dos Ancestrais na Serra da Barriga


Segunda edição do Projeto Passeio no Parque realiza o Banquete dos Ancestrais na Serra da Barriga
Grupo de Capoeira faz exibição na Serra da Barriga

A segunda edição do Projeto Passeio no Parque realizou neste domingo, 8, na Serra da Barriga, o primeiro Banquete dos Ancestrais. O evento reuniu centenas de pessoas que prestigiaram as festividades ocorridas durante todo o dia no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

 

Quem esteve na Serra da Barriga, pode apreciar as inúmeras atrações culturais e degustar o cardápio afroindígena que foi servido no restaurante Kùuku-Wàana (Banquete Familiar) que estava lotado neste domingo e foi bastante elogiado pelos visitantes.

 

Caravanas das cidades de Colônia Leopoldina, Ibateguara e Maceió, estiveram visitando o Parque Memorial neste dia, como também um casal de cariocas que há cinco anos não vinha à Serra da Barriga e neste domingo se surpreenderam e elogiaram a iniciativa do evento.

 

A parceria entre a Fundação Cultural Palmares, Associação dos Grupos Culturais de União (Agrucenup), o Grupo Espírita Santa Barbara (Guesb) e empresários locais, foi fundamental para a realização desta segunda edição do Projeto.


Segundo Genisete Sarmento, representante da Fundação Palmares em Alagoas, o Passeio no Parque tende a crescer a cada mês, com a aproximação da população a história de um lugar que foi imortalizado como símbolo da luta por liberdade. A adesão do público ao evento foi destacado por Genisete, que acredita em uma maior número de pessoas ao longo dos eventos vindouros.

 

“Esse espaço tem que ser ocupado ao longo do ano, não só em novembro, quando se celebra o dia 20, a energia aqui é fantástica, sinto-me emocionada em realizar esse projeto”, destacou Genisete, agradecendo as parcerias que estão sendo fundamentais na execução dos eventos.

 

Genisete lembra que no dia 6 de fevereiro, onde marca a última batalha que destruiu o Quilombo dos Palmares em 1694, será realizada na madrugada do dia 5, uma atividade para lembrar a data especial. “Estamos planejando as festividades, mais dependemos de apoios e parceiros que iremos buscar”, disse.

 

Inúmeras atrações culturais animaram os visitantes que foram a Serra neste domingo, o Grupo Inaê, Grupo de Dança Brilho da Paz e a Banda Afro Zumba que comemorou seu 16° aniversário, se apresentaram em um palco montado na área externa do Restaurante Kùuku-Wàana. Quem almoçou ao som das atrações gostou muito e pretende voltar.

O Grupo de Capoeira Palmares – Maculelê se apresentou no espaço Batucajé, atraindo inúmeros espectadores.

 

O ex-deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (Paulão), elogiou a iniciativa da Palmares em Alagoas pela realização do projeto e destaca o simbolismo do Quilombo dos Palmares e sua importância na luta pela liberdade. “A  valorização desse local é fundamental para continuação da história do que fora no passado um dos maiores símbolos de resistência a escravidão”, disse.

 

Para o estudante e internauta palmarino, Cláudio Caíque, que por meio do Twitter e Facebook tece comentários sobre inúmeros assuntos que envolvem seu município, o Projeto Passeio no Parque é uma iniciativa louvável, pois valoriza e divulga a história do Quilombo dos Palmares. “Espero que continue assim, sempre que puder venho, espero que as pessoas valorizem mais a cultura do lugar”, destacou Caíque.

 

O sentimento de alegria era visível nos olhos dos que visitavam a Serra da Barriga neste domingo, “Esse lugar é maravilhoso, devia ter vindo aqui antes”, dizia uma senhora que pela primeira vez visitava a Serra, enquanto descia a ladeira que dá acesso à Lagoa Sagrada.

 

orelâompago //

joão paulo farias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News