19/04/2024 02:01:26

17/12/2007 00:00:00

Cultura Popular


Cultura Popular

A irmã de Luiz Gonzaga - um dos maiores nomes da cultura brasileira – esteve – na manhã de hoje – em Maceió, para lançar o projeto Os Caminhos de Gonzaga. A exposição iconofrágica do “Rei do Baião” passará por 20 cidades alagoanas e tem como objetivo principal mostrar a arte de um homem do povo, que ainda hoje é lembrada pelas gerações mais jovens e mudou a história do forró brasileiro.

Além da exposição, Chiquinha Gonzaga acompanha o evento dando palestras e falando sobre sua vida ao lado do irmão, a quem define como “um contador de histórias. Um homem de uma imaginação fenomenal”. Relembrar aos mais velhos e despertar o interesse dos mais jovens, este é o pilar da apresentação que chega a Alagoas e ficará por oito meses. A estimativa é que três mil pessoas visitem a exposição, por cidade, totalizando 60 mil visitantes, entre jovens e adultos.

Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, Chiquinha Gonzaga destaca a luta para divulgar a arte do irmão. “Eu ainda estou sem tomar café da manhã meu filho. Deixe-me só tomar um cafezinho para conversar com você (diz ela para nossa equipe de reportagem)”. “Eu estou trabalhando e viajando a cidade para ressaltar que sem Luiz Gonzaga o nosso forró não seria o mesmo”, complementa.

Chiquinha destaca que é a única dos nove filhos de Seu Januário que se encontra viva. “Infelizmente, meus familiares já se foram. Nossa família foi embora cedo, mas Luiz Gonzaga não vai embora nunca. Para muitos artistas ele foi, será e continua sendo um grande exemplo para nós”, colocou.

Luiz Gonzaga está para o forró, assim como Sheakespare está para o teatro? “Concordo plenamente”, responde ela. “Ele era um grande compositor, além do que sabia como ninguém criar histórias e fantasiar dentro da realidade. Muitas das histórias que ele conta no disco, como o retorno dele para a casa de nosso pai, tem muito de fantasia”, salientou.

Chiquinha Gonzaga faz referência à passagem que deu origem ao famoso verso “Luiz, respeita Januário”. “Gonzaga romanceia, dizendo que chegou a casa tarde da noite e bateu na porta e deixou nosso pai surpreso (risos), mas muito daquilo é a imaginação do homem do povo. Lembro ainda como hoje, da nossa convivência com Zé Dantas e Humberto Teixeira. Todas excelentes pessoas”, disse.

Os municípios agraciados com a exposição são Maceió, Arapiraca, Barra de São Miguel, Maragogi, União dos Palmares, Viçosa, Rio Largo, Porto Calvo, Penedo, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Murici, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Coruripe, Piranhas, Batalha e Água Branca. O acesso à exposição será gratuito para estudantes e maiores de 50 anos e para o restante da população o convite será trocado por 1 Kg de alimento não perecível, que será doado ao programa Fome Zero do Governo Federal.

O início da exposição se dará a partir do início da capitação do material. Maiores informações: Espaço Cultural Luiz Gonzaga: (81) 3465-9349.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News