20/04/2024 11:29:26

Brasil
22/12/2011 09:51:00

Verão começou às 2h30 do dia 22 de dezembro


Verão começou às 2h30 do dia 22 de dezembro
Ilustração

Às 2h30 da madrugada desta quinta-feira (22) começou oficialmente o verão no hemisfério sul. A estação mais quente do ano só deve terminar às 2h14 do dia 20 de março de 2012. Serão 88 dias, 23 horas e 48 minutos de muito sol, calor e dias bem longos.

 

Do início da primavera até o início do verão, o Sol nasce cada dia mais cedo e se põe cada dia mais tarde, até que a entrada do verão marca o maior dia e a menor noite. Daí até a entrada do outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia.

 

A entrada do verão e do inverno é marcada pelo “solstício” – comprimento diferente do dia e da noite –, enquanto primavera e outono, pelo “equinócio” – dia e noite com comprimento igual. É essa variação no comprimento dos dias e das noites que justifica a implantação do “horário de verão”. O horário oficial do início das estações também varia a cada ano.

 

Durante o verão, também, a atmosfera está mais quente, e as temperaturas já começaram a passar dos 30°C em diversos estados. Porém, as temperaturas não devem ficar tão altas quanto o último verão [2010/2011], isso por que, esse ano, o verão será marcado pela influência do fenômeno La Nina, caracterizado pelo esfriamento das águas superficiais do Pacífico Equatorial, favorecendo as chuvas no Centro e Norte do Brasil, que estão associadas com a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Dessa forma, a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra chuva acima da média no Norte e Nordeste do país.


primeiraedição //

jornal do brasilo - jessica pacheco (foto)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News