19/04/2024 22:04:29

Municípios
18/12/2011 18:50:56

Município de Branquinha inaugura obras do Programa de Reconstrução neste sábado


Município de Branquinha inaugura obras do Programa de Reconstrução neste sábado
Inaugurações em Branquinha

O município de Branquinha, na Zona da Mata alagoana, vivenciou uma verdadeira maratona de inaugurações na manhã deste sábado, 17. Isso porque diversas obras foram entregues à população, pela prefeita Renata Moraes e pelo governador Teotonio Vilela Filho, em uma extensa programação de comemorações natalinas desenvolvidas pelo executivo.


As ações iniciaram no campo de futebol local e prosseguiram com a entrega da Escola Municipal Diógenes Batista e do Sistema de Abastecimento de Água, na Cidade Baixa, que fazem parte do projeto de reconstrução do município, que foi o mais prejudicado entre os 19 atingidos pelas enchentes de 2010.


Foram entregues, ainda, em uma parceria entre a prefeitura, o Estado e o Governo Federal, as pontes do Rio Mundaú, que liga as estradas à zona rural; a ponte Rio Branca, que liga a rua Castelo Branco à rua Marechal Floriano Peixoto e a ponte que liga o Centro da cidade à rua do Cacimbão. Além dos 926 metros de muro de arrimo que faz a contenção do Rio Mundaú. Os 84 km de estradas situadas em Feliz Deserto, Boa Parte, Laranjeira, Baixa Seca, também fizeram parte das inaugurações.

 

Emocionada, a prefeita fez um breve retrospecto dos trabalhos desenvolvidos desde as cheias de 2010 e lembrou de sua dedicação e empenho para reconstruir a cidade e oferecer à população os serviços e estrutura essenciais à vida em comunidade. Citou sua equipe, ressaltou os esforços do governo do Estado e fez um agradecimento especial ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tão prontamente atendeu ao pedido dos municípios após a tragédia.

 

O governador Teotonio Vilela também destacou a importância de todos os que trabalharam e estão trabalhando pela reconstrução das cidades assoladas pelas chuvas e fez um agradecimento especial à prefeita Renata Moraes. “Na época da tragédia a prefeita fez um discurso bastante comovente, convincente e envolvente para o presidente Lula e seus ministros, no aeroporto Zumbi dos Palmares. Um discurso que mostrou toda a sua bravura e indignação em relação ao ocorrido; foram palavras que emocionaram a todos. Renata é uma heroína, que enfrentou todos os desafios com um espírito público muito forte”, colocou Vilela.


Recursos próprios


Mas as inaugurações não pararam por aí. Uma série de obras realizadas com recursos próprios de Branquinha também foram disponibilizadas. São elas: o calçamento da rua Mauro Jorge, o calçamento do Conjunto Dagoberto Omena, a reforma do cemitério da cidade, a reforma do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a reforma da escola Demócrito José (Assentamento Dois Braços), reforma da Escola Manoel Eugênio de Lima (fazenda Bernardo Vieira), reforma da Escola Estevão Severiano (fazenda Laranjeira), reforma da Escola Eugênio Bezerra de Melo (fazenda Soares) e a reforma da Escola Benedito Lopes (na fazenda Boa Esperança).

 

Parte das casas que fazem parte do Programa de Reconstrução do Estado começarão a ser distribuídas aos desabrigados já na próxima semana. Segundo a prefeita Renata Moraes, essas ações trazem aos moradores de Branquinha a esperança de terem uma infraestrutura digna para viverem com mais tranqüilidade, após a tragédia que assolou grande parte da localidade.

 

Além do governador Teotonio Vilela e do vice, José Thomás Nonô, fizeram-se presentes à solenidade o secretário de infraestrutura de Alagoas, Marcos Fireman, o secretário da Articulação Política do Estado, Rogério Teófilo, o senador Renan Calheiros, os deputados federais, Renan Filho e Joaquim Beltrão, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o deputado estadual, João Henrique Caldas, além de vereadores, lideranças políticas e população local.


cadaminutom //

ascom

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News