20/04/2024 04:48:31

Polícia
17/12/2011 19:05:56

29 presos são transferidos para o módulo de segurança máxima


29 presos são transferidos para o módulo de segurança máxima
Presidio segurança máxima em Maceió

Na tarde desta sexta-feira, 29 reeducandos foram transferidos dos presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, em Maceió, para o Módulo de Segurança Máxima, recentemente construído numa área externa do presídio. Segundo a assessoria da Intendência Prisional todos são suspeitos de comandarem o “terror” contra ônibus em Maceió. Ao todo quatro coletivos de diferentes empresas foram queimados em menos de um mês. Em duas das ações, passageiros e cobradores foram agredidos e tiveram o dinheiro roubado.

 

Durante a manhã de hoje, numa entrevista ao âncora França Moura, no programa Cidadania (Rádio Jovem Pan AM 1020), o secretário de Defesa Social, Dário César, conforme publicado pelo portal EMERGENCIA190, disse que os mandantes dos ataques já haviam sido identificados e que o Estado iria agir contra os bandidos, que mesmo presos nos presídios, estariam comandando grupos “terceirizados” fora do sistema.

 

As transferências foram determinadas pelo juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto. A medida é a primeira de uma série que vai punir, com rigor, os responsáveis pela depredação e incêndio dos coletivos.

 

Ataques

 

Na quinta-feira (15) dois ônibus foram incendiados em Maceió em menos de quatro horas. O primeiro foi atacado por um grupo de bandidos, armados, quando estava parado em um ponto de parada em um dos trechos da Avenida Francisco de Menezes, no bairro do Cambona, próximo do Centro de Maceió.

 

O ônibus da empresa São Francisco, fazia a linha Conjunto Rosane Collor/Centro foi atacado no momento que estava parado aguardando um deficiente físico.

 

No momento que o motorista, Ronaldo Gomes do Nascimento, 48, desceu para acionar a rampa eletrônica, um grupo de quatro homens armados e bastante nervosos, o atacaram. Eles exigiram que Ronaldo saísse do veículo.

 

Dentro do coletivo, que estava com cerca de cinco passageiros, os bandidos retiraram garrafas pets com gasolina, molharam o piso e colocaram fogo, que foi apagado com a ajuda de um extintor, por um motorista de um outro coletivo que passava no momento. Os desconhecidos chegaram a molhar com gasolina o cobrador, de nome Cristiano Amâncio de Oliveira, 25, que entrou em pânico.

 

O grupo de bandidos chegou a colar cartazes no ônibus com as frases “Contra as opressões nas cadeias” e “Queremos melhoria no sistema carcerário. Sem por cento favela”. Na fuga os desconhecidos levaram o dinheiro do apurado e as chaves do veículo.

 

Apesar das buscas policiais, ninguém foi preso, até o momento.

 

Longe do local um outro grupo, em maior número, segundo testemunhas cerca de 12 homens, também armados e com apoio de três veículos, interceptaram, assaltaram os passageiros e colocaram fogo em um ônibus da empresa Tropical, placa KMU 1394, que fazia a linha Rio Largo/Maceió. O ataque foi registrado em plena BR 104 próximo da entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió.

 

Outros casos

 

Na última quarta-feira (14) bandidos atacaram um microônibus da empresa Massayó , que fazia a linha José da Silva Peixoto/Joaquim Leão e um veículo Gol de cor branca e placa MUY 8900 foram incendiados durante a tarde no terminal rodoviário do Conjunto José da Silva Peixoto, no bairro do Jacintinho, periferia de Maceió.

 

No dia 28 de novembro, outro fato chamou a atenção da Polícia. Um grupo de quinze homens, todos encapuzados, atearam fogo em outro ônibus da empresa Tropical, de placa LOM 2567, que fazia a linha Cruzeiro do Sul-Mercado. A ação aconteceu no terminal do Conjunto Cruzeiro do Sul, no bairro do Forene, parte alta de Maceió. O grupo espalhou cartazes por muros próximos atribuindo a ação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e cobrando melhorias no tratamento dado aos presos dentro do Sistema Prisional.
 

emergência190 //

wadson correia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News