26/04/2024 21:09:52

Municípios
15/12/2011 17:50:02

Usina Guaxuma realiza 5ª edição da Feira Integrada Socioambiental‏


Usina Guaxuma realiza 5ª edição da Feira Integrada Socioambiental‏
Ilustração um

A usina Guaxuma, localizada no município de Coruripe, realizou, na última quarta-feira (14), a 5ª edição da Feira Integrada Socioambiental (Fisa). Durante todo o dia, especialistas na área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho ocuparam stands e deram palestras no parque industrial da unidade, de propriedade do Grupo João Lyra.

 

“A Fisa, evento já tradicional no calendário da usina Guaxuma, é um dos momentos em que mostramos aos nossos colaboradores que a unidade não se preocupa apenas em produzir, mas em integrar, em levar a todos eles um maior entendimento dentro e até mesmo fora de suas áreas de atuação. Afinal, conhecimento nunca é demais”, definiu o gerente-geral da unidade, Marcos Moreira. A Guaxuma foi a primeira unidade sucroalcooleira no mundo a receber a certificação ISO 14001, selo internacional de qualidade ambiental, em 2002. O selo foi renovado este ano.

 

Abrindo o ciclo de palestras com o tema motivacional “O sucesso não vem num passe de mágica”, o psicólogo Ilton Filho falou para uma plateia composta, em sua maioria, por trabalhadores da indústria e destacou a presença do assunto no evento: “Uma das pedidas do mercado de trabalho hoje é por um do profissional com habilidades comportamentais. Trabalho em equipe, motivação e compromisso são qualidades que você só consegue despertar se o funcionário estiver na mesma sintonia da empresa, por isso a importância dessa abordagem”, declarou.

 

Na área de segurança do trabalho, representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Penedo, fizeram explanações acerca de primeiros socorros em caso de acidente na área usina. De acordo com o 1º tenente Diogo Andrade, uma ótima oportunidade de orientar os funcionários a agirem em uma situação de urgência: “O primeiro atendimento à vítima é o mais importante, por isso, quando chegamos numa ocorrência em que isso já tenha acontecido, com preparo e responsabilidade, apresentamos mais resultados positivos”. Para esse tipo de atendimento, a usina Guaxuma possui brigada própria, composta por 58 profissionais treinados regularmente.

Além das palestras, a feira contou com stands no setor de Meio Ambiente, Boas Práticas de Fabricação, Segurança do Trabalho e Saúde – com testes de glicemia, pressão arterial e tipagem sanguínea, e atendimento odontológico. Para a coordenadora de Gestão Integrada da usina Guaxuma, Jane Paula, um dos pontos fortes do evento foi a motivação da equipe envolvida.

 

Ronaldo Melo, gerente socioambiental do Grupo João Lyra, lembrou que a Fisa vem se aprimorando a cada edição: “Isso envolve a integração dos profissionais, uma boa gerência e a colaboração de todos os parceiros”.

 

A Fisa também engloba a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) e a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho Rural (Sipatr). Em 2011, a feira contou com os apoios do Corpo de Bombeiros Militar de Penedo, do Conselho Tutelar de Teotônio Vilela, da Uniodonto, da empresa Reprel, da Cooperativa Pindorama, do Grupo Coringa, da Sococo, da Toldos Internacional, da Secretaria Estadual de Saúde, do Senac, do Sudrat, do Sesi, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coruripe, da Secretaria Municipal de Administração de Coruripe, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, da Conferral, da Protifer e do Motivaço.

ascom //

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News