26/04/2024 07:53:39

Especiais
05/12/2011 21:35:50

Professor Eurico Lôbo assume a reitoria da UFAL e começa a exercer função nesta terça-feira


Professor Eurico Lôbo assume a reitoria da UFAL e começa a exercer função nesta terça-feira
Prof. Eurico Lobo na solenida de posse na UFAL

A solenidade de transmissão de cargo de Ana Dayse Dórea para o professor Eurico Lôbo aconteceu nesta segunda-feira (05), na reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Lôbo já tomou posse como reitor em Brasília, no dia 1º deste mês. Para os estudantes universitários, o momento é importante para cobrar realizações nos campi.

Lucas de Barros, coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), espera que os universitários tenham mais liberdade para se expressar. Ele citou um episódio ocorrido em agosto, quando a reitoria foi ocupada. “Depois dessa ocupação, sete estudantes foram processados pela reitoria. Isso não existe. A gente estava ocupando para pedir melhoria para a universidade. Falta liberdade, falta espaço para o aluno se expressar”, destacou.

Segundo o coordenador do DCE, que assumiu o cargo após eleição do diretório em setembro, os alunos apostam que o novo reitor, “embora seja do mesmo grupo de Ana Dayse”, assuma compromisso para ajudar a estruturar a universidade. “Apesar de ser do mesmo grupo, ele foi eleito pela maioria dos estudantes. Espero que ouça mais os alunos”, acrescentou Lucas de Barros.

A estudante de Medicina Veterinária, Evelyne Marques, integrante do diretório e uma das pessoas que ocupou a reitoria da Ufal, lembra-se das promessas feitas pelo professor Eurico Lôbo durante a campanha. “A primeira expectativa que temos é a promessa que ele fez de se reunir com o pessoal de Viçosa, e ele chegou a admitir que a pior situação dos cursos de interiorização é o da cidade”, lembrou Evelyne Marques.

Evelyne Marques lembrou ainda que Ana Dayse, antes de deixar o cargo, assinou Termo de Ajustamento de Conduta, no Ministério Público Federal (MPF), comprometendo-se em dar andamento a algumas reivindicações, como a construção do hospital. “De lá para cá, o que avançou foi a abertura de licitação para hospitais e laboratórios. Isso está caminhando, mas de concreto nada. Apenas o telefone do nosso curso, que foi instalado”, disse a estudante.

A vice-reitora eleita junto com Eurico Lôbo, professora Raquel Rocha, destacou que o desafio da nova gestão é investir na qualidade da universidade. "Vamos investir, também, no bem-estar das pessoas dentro do Campus, para que se tenha boa convivência", destacou.

Sobre a situação do curso de Medicina Veterinária, a vice-reitora confirmou que o processo de interiorização acabou gerando alguns problemas. "O caso de Medicina Veterinária é emblemático. Agora já existe a licitação para o hospital. Isso gerou muita insatisfação, mas é uma revindicação muito justa", detalhou a professora.

 

gazetaweb //

regina carvalho



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News