25/04/2024 19:53:52

Municípios
05/12/2011 21:00:31

Justiça caça mandatos de políticos presos na "Caça Bagre"


Justiça caça mandatos de políticos presos na
Câmara Municipal de Pilar

Durante sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas cassou os mandatos de quatro vereadores do município do Pilar, na grande Maceió.

 

Os vereadores Patrícia Rocha; Damião dos Santos, o “Tota”; Roberto Cavalcante e Luiz Carlos Omena são acusados de terem desviado cerca de R$ 2,5 milhões.

 

Todos foram presos durante a “Operação Pesca Bagre”, em julho de 2009, e foram condenados pelo crime de Improbidade administrativa. A sentença foi dada pelo juiz José Eduardo Nobre Carlos, em julho deste ano. As investigações concluíram que os vereadores se especializaram em usar irregularmente a verba de gabinete na compra de materiais sem licitação, gastos excessivos com combustíveis e locações de veículos, além da contratação de terceiros, aquisição de material de construção e o pagamento de benefícios aos vereadores sem nenhum respaldo legal.

 

Baseados nas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público Estadual os magistrados da Câmara Criminal julgaram o recurso apresentado pelos advogados dos réus à sentença condenatória proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital – na Ação Penal -, em maio deste ano e estabeleceram penas variadas de prisão em regime semi-aberto e perda dos cargos públicos que ocupavam.

 

Além de ter decidido pela redução de penas dos quatro acusados, a Câmara Criminal também reduziu a pena de prisão dos diretores da Câmara Municipal, Geraldo Cavalcante da Silva, Phylipe Avelino e Benedito Cavalcante de Barros Neto, mas mantendo a decisão de perda de cargo público para todos os acusados.

 

Também foram condenados o ex-secretário de Finanças do Município, Paulo Urbano, e o ex-vereador José Osano da Silva.
 

emergência109 //


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News