28/03/2024 17:31:19

Brasil
05/12/2011 17:30:19

SUS efetiva atendimento ao público LGBT


SUS efetiva atendimento ao público LGBT
Bandeira LNGT no Congresso

Keila Simpson e Janaína Lima, duas travestis, foram as mestres de cerimônia da abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu na quinta-feira na presença de sete ministros do governo Dilma Rousseff.

 

O Ministério da Saúde Alexandre Padilha aproveitou o evento para disparar ações voltadas ao público LGBT. Uma delas foi a assinatura de uma portaria que institui a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS. A assinatura da medida, que consolida recomendações e ações desenvolvidas de forma fragmentária, foi comemorada por integrantes do movimento LGBT, que tinham dúvidas sobre a efetivação dessa pública frente à pressão, principalmente, dos segmentos evangélicos.

 

O documento fala em aperfeiçoar tecnologias usadas no processo transexualizador, eliminar a homofobia na esfera do SUS, oferecer cuidado à saúde de adolescentes e idosos gays e garantir direitos sexuais e reprodutivos da população LGBT na rede pública de saúde. Compete ao Ministério da Saúde, por exemplo, a elaboração de protocolos clínicos sobre o uso de hormônios e implante de próteses de silicone para travestis e transexuais. Padilha comemorou a portaria.

 

"Agora é regra no SUS", disse, durante bate-papo sobre a vulnerabilidade da população LBGT frente à Aids, na companhia de associações gays, da cantora Preta Gil e de Ziraldo. Também foi lançada a campanha de 1º de dezembro contra a Aids, este ano focado em jovens gays.

 

A portaria era reivindicação antiga do movimento gay, mas não é o ponto final, afirmou Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). “Agora é lutar para que o SUS assimile”.


tribunahoje //

a voz da bahia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News