18/04/2024 13:28:09

Justiça
05/12/2011 16:46:51

TSE marca julgamento de recurso de Lessa que pede cassação de Vilela


TSE marca julgamento de recurso de Lessa que pede cassação de Vilela
TSE Ilustração

O julgamento do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), e de seu vice, José Thomaz Nonô (DEM), acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”, já tem data marcada.

 

O caso deve entrar na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 13 de dezembro e foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do órgão, nesta segunda-feira (05). O parecer que pediu a cassação dos chefes do Executivo Estadual foi emitido pela Procuradoria da República em junho deste ano. O relator do processo é o ministro Arnaldo Versiani. Se condenado, Vilela e Nonô ainda podem ficar inelegíveis por três anos.

 

A acusação de abuso de poder econômico foi feita pela coligação “Frente Popular por Alagoas”, encabeçada por Ronaldo Lessa (PDT) --derrotado no segundo turno da eleição por Teotônio e que assumirá o cargo em caso de cassação. O governador venceu a disputa com 712.789 votos (52,74% do total válido).

 

A ação eleitoral argumenta que o programa "Alagoas Mais Ovinos" foi criado sem lei específica e que não havia previsão orçamentária para a distribuição dos animais. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que assina o parecer, afirma que o programa foi usado com “evidentes fins eleitoreiros”, “sem previsão legal, cujo uso objetivou o favorecimento do então governador, candidato à reeleição e seu companheiro de chapa, mediante a distribuição gratuita dos animais, custeada pelo poder público”.

 

Na época que o parecer foi emitido, o governador se pronunciou e disse estar de consciência tranquila por ter realizado o trabalho correto durante a campanha de 2010. Vilela se disse confiante no entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que não foi cometida nenhuma irregularidade.

 

“Não me preocupo com o parecer. Nós temos a consciência de que realizamos o trabalho correto na campanha. O Mais Ovinos é um programa de 2004. Não foi criado nas eleições. Foram poucas famílias beneficiadas em comodato”, destacou o governador, durante uma entrevista coletiva concedida à imprensa em 06 de junho deste ano.

 

“Quem define é o pleno do TSE e acredito que ele deve seguir o mesmo entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e da Procuradoria Regional Eleitoral que foi favorável a gente”, colocou ainda o atual governador. Vilela tinha como advogado o atual secretário de Educação, Adriano Soares, que se afastou da defesa em função da pasta.

 

PAUTA DE JULGAMENTOS Nº 107/2011

 

Elaborada nos termos do Regimento Interno, para julgamento a partir da próxima sessão, respeitado o prazo de 48 horas, contado desta publicação do processo abaixo relacionado.

 

RECURSO ORDINÁRIO Nº 1496-55.2010.6.02.0000

 

ORIGEM: MACEIÓ – AL

RELATOR: MINISTRO ARNALDO VERSIANI

RECORRENTE: COLIGAÇÃO FRENTE POPULAR POR ALAGOAS (PDT/PT/PMDB/PTdo B/PR/PRP/PSDC/PCdoB)

ADVOGADOS: GABRIELA ROLLEMBERG E OUTROS

RECORRENTE: RONALDO AUGUSTO LESSA SANTOS

ADVOGADOS: FERNANDO NEVES DA SILVA E OUTROS

RECORRIDO: TEOTÔNIO BRANDÃO VILELA FILHO

ADVOGADOS: RODRIGO DA COSTA BARBOSA E OUTROS

RECORRIDA: COLIGAÇÃO FRENTE PELO BEM DE ALAGOAS (PSDB/DEM/PSB/PSC/PP/PPS)

ADVOGADOS: MARIA CLÁUDIA BUCCHIANERI PINHEIRO E OUTROS

RECORRIDO: JOSÉ THOMÁZ DA SILVA NONÔ NETTO

ADVOGADOS: JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN E OUTRO

Brasília, 2 de dezembro de 2011.

FERNANDO MACIEL DE ALENCASTRO

Secretário das Sessões

 

cadaminuto //

diário eletrônico do TSE



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News