26/04/2024 01:52:19

Municípios
02/12/2011 23:39:18

PF apreende pedras pré-históricas de posse de italiano em Pão de Açúcar


PF apreende pedras pré-históricas de posse de italiano em Pão de Açúcar
Pedras pré-históricas apreendidas

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (2, em ação conjunta com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), operação que culminou com a apreensão de 37 pedras líticas pré-coloniais no município de Pão de Açúcar/AL.

 

Os artefatos foram encontrados nos sítios arqueológicos daquele município ao longo de 15 anos e estavam sob posse de um cidadão de nacionalidade italiana, residente no povoado Ilha do Ferro, também localizado em Pão de Açúcar.

 

As circunstâncias em que ocorreram as retiradas das pedras, quando e como foram adquiridas, se houve participação de terceiros, serão apuradas em via de inquérito policial, imputando aos envolvidos o tipo penal descrito no art. 63, da Lei 9.605/98, além do crime de furto de bem da União.

 

Todo material apreendido está sendo encaminhado para guarda do Museu de História Natural da Ufal onde será limpo e devidamente acondicionado para posterior exibição ao público.

 

A denúncia das retiradas dos artefatos foi feita por professores da Ufal, quando de visitas aos sítios arqueológicos, os quais perceberam as descaracterizações dos locais onde se encontravam as pedras, decorrente das extrações.

 

Haja vista o valor arqueológico, há sinais que apontam para tentativa de remessa ilícita ao exterior dos objetos encontrados.

 

O italiano, residente no local onde foram encontradas as pedras, é casado com uma brasileira e está legalmente no país, aqui morando há cerca de 30 anos. Ele prestou declaração ao chefe da operação policial, Delegado de Polícia Federal Felipe Vasconcelos Correia, permanecendo em liberdade.

 

tribunahoje //

ascom PF-Al



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News