19/04/2024 08:27:46

Alagoas
01/12/2011 21:26:26

Governador sanciona a lei que cria a Nova Emater


Governador sanciona a lei que cria a Nova Emater
Governador recria a Emater

O governador Teotonio Vilela Filho sancionou nesta quinta-feira (1º), no Clube do Fumicultores, em Arapiraca, três leis que incrementam ainda mais os programas de desenvolvimento agrário em Alagoas.

 

Além da criação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, a Nova Emater, foram também sancionadas as leis de isenção de taxas sobre notas fiscais para os pequenos produtores e a que cria vagas para bolsistas das áreas técnica de agricultura e zootecnia.

 

“Após 11 anos da sua extinção, estamos sancionando a lei da Nova Emater, um órgão que eu considero que nunca deveria ter sido extinto, por sua importância para a agricultura do nosso Estado. Nós perdemos muito com a extinção desse órgão, responsável pela pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Mas a partir de agora, estamos em uma nova era. É tempo de plantar e colher, com fé, trabalho e confiança no futuro”, afirmou o governador.

 

Teotonio disse ainda, diante multidão formada por pequenos agricultores, sindicalistas e assentados, que o Governo vem adotando programas de grande repercussão no desenvolvimento agrário, como o fortalecimento da genética animal, da piscicultura, da produção de leite e dos programas de aquisição de alimentos, em parceria com o Governo Federal.

 

“E não vamos parar. Em 2012 já temos assegurados R$ 14 milhões para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico), que entra com R$ 7 milhões, e o restante com repasse do Fundo de Pobreza do Estado de Alagoas”, completou Teotonio.

 

A agricultora Ana Cleide Souza homenageou o governador Teotonio Vilela com um chapéu de couro, que, segundo ela, representa o símbolo do respeito e do agradecimento do povo sertanejo ao esforço e o respeito aos agricultores do Estado.

 

“Estamos muitos felizes, sempre acreditei no governador e tinha certeza que quando ele prometeu que ia criar a Emater de novo, nós acreditamos nessa promessa, pois, ele nunca nos decepcionou. Hoje, o pequeno agricultor é ouvido e respeitado pelo governador, ele sempre nos atendeu e estou muito feliz com a Nova Emater, que vai ajudar a gente que vive da agricultura a melhorar a nossa terra, melhorar as nossas vidas”, enfatizou a líder rural Ana Cleide.

 

Para o governador, o novo quadro de Alagoas – com a perspectiva de chegada do Estaleiro, de novas indústrias, hotéis e o aumento do potencial turístico do Estado – conta com o setor da agricultura.

 

“Vocês terão que produzir mais porque a demanda vai aumentar. Vamos precisar de mais arroz, mais farinha, mais feijão. Por isso, é nosso dever apoiá-los, reconhecer esse trabalho que tanto contribui para o crescimento do nosso Estado”, enfatizou Teotonio.

 

Para o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, a Nova Emater representa avanço significativo no aperfeiçoamento das atividades agropecuárias. “O homem do campo terá grandes oportunidades de crescimento, com assistência técnica especializada. No caso dos nossos piscicultores, vamos desenvolver parcerias para que engenheiros de pesca nos auxiliem, com as inovações e mão de obra que o instituto vai viabilizar”, disse o secretário.

O evento contou também com a presença do vice-governador, José Thomaz Nonô; dos secretários de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, e da Pesca e Aquicultura, Régis Cavalcante; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida; do presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), deputado Fernando Toledo; da delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sandra Lira. Entre as autoridades presentes, também estavam gerentes e superintendentes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.

 

agênciaalagoas //

amanda vieira e gilvan ferreira



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News