20/04/2024 10:51:46

21/11/2011 16:09:29

União dos Palmares celebra Dia de Zumbi e da Consciência Negra


União dos Palmares celebra Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Homenagens a Zumbi no platô da Serra da Barriga

No dia em que se celebrou a morte do herói negro Zumbi dos Palmares, a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, recebeu nesta data milhares de pessoas que comparecem ao local onde se travou uma das maiores lutas pela liberdade.

 

Autoridades e representantes do movimento negro, estadual e nacional marcaram presença, além de muitos grupos de capoeira e religiosos.

 

A cerimônia de homenagem aos heróis quilombolas teve início à 9h, com um cortejo dos religiosos de matriz africana, junto a autoridades, que depositaram flores na estátua de Zumbi, uma forma de lembrar o passado de luta, daqueles que ali viveram. Um minuto de silêncio foi feito em respeito aos heróis.

 

Quem primeiro utilizou a palavra no evento, foi à representante da Fundação Cultural Palmares (FCP), em Alagoas, Genisete Sarmento, onde em forma de desabafo, criticou a postura do governo municipal, que não participou das homenagens na Serra da Barriga. Genisete disse que no próximo ano as homenagens a Zumbi dos Palmares, devem ter início já em 6 de fevereiro, dia em que foi exterminado o quilombo dos palmares.

 

Representando o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, o secretário de cultura, Osvaldo Viégas, lembrou do combate ao preconceito e disse que o Governo do Estado não compactua com qualquer tipo de discriminação. Alexandro Reis, diretor de patrimônio da FCP, disse que uma grande reforma será realizada no Parque Memorial, já no próximo ano e frisa que o apoio da representação da FCP em Alagoas que junto com o governo estadual e municipal, devem dialogar e unir forças para fortalecer a difusão da cultura negra.

 

Também se fizeram presentes as festividades na Serra da Barriga, a superintendente do Incra/AL, Lenilda Lima, a representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Sandra Lima, a secretaria de Estado da mulher e direitos humanos, Kátia Born e autoridades do município alagoano de Viçosa.

 

Diversos grupos culturais se apresentaram na Serra da Barriga, neste 20 de novembro, além da capoeira e bandas de percussão, um grupo folclórico de guerreiro também homenageou Zumbi dos Palmares.

 

Para o deputado estadual João Henrique Caldas (JHC), que esteve visitando a Serra neste dia, as homenagens a Zumbi, devem ser intensificadas ao longo do ano, “Tem que haver consciência de todos principalmente aqui em União dos Palmares, sede do quilombo, de que Zumbi é símbolo de resistência ao preconceito”, disse o deputado.

 

JHC acrescenta que o potencial turístico, étnico, deve ser explorando em conjunto com o ecológico, já que a Serra da Barriga abriga área remanescente de Mata Atlântica. “Estou e sempre estarei lutando pela valorização da cultura, e lembro ainda, que as discussões sobre a Serra da Barriga não fiquem apenas no vinte de novembro. Concluiu.

 

Desfile cívico e inauguração de estátua

 

Durante a tarde deste domingo, 20, dando continuidade às comemorações ao Dia de Zumbi e da Consciência Negra, foi inaugurada na Praça de Alimentação, no centro de União dos Palmares, uma estátua do herói negro, Zumbi dos Palmares. Diversas autoridades se fizeram presentes ao evento, entre eles, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB).

A estátua com quase dois metros é feita de mármore e agora faz parte de mais um atrativo turístico no município.

 

Também no final do dia, houve um desfile militar e estudantil em homenagem a Zumbi dos Palmares, na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. Várias escolas participaram do ato, que foi prestigiado por pouco mais de duas mil pessoas.

 

orelampago //

joão paulo farias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News