29/03/2024 06:58:17

Alagoas
21/11/2011 10:57:01

Adepol condena proposta de fechamento de delegacias


Adepol condena proposta de fechamento de delegacias
Delelegado Antonio Carlos Lessa da ADEPOL

A Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL) condena a proposta de fechamento de delegacias que o Conselho Estadual de Segurança Pública pretende encaminhar ao governo do Estado. O envio da proposta foi anunciada na semana passada pelo presidente do Conselho, Paulo Brêda, sob o argumento de que isso poderia ajudar a resolver os problemas da violência em Alagoas.

 

O presidente da Adepol, delegado Antônio Carlos Lessa, diz que, ao contrário disso, a questão da violência será resolvida com mais investimentos na segurança e o aumento do efetivo da polícia. Segundo ele, atualmente o Estado possui um déficit de 76 delegados, além da proximidade da aposentadoria de pelo menos outro 30 profissionais. Para o delegado, o fechamento de delegacias só acarretará num efeito mais prejuízos para a Polícia Civil algoana e, por conseqüência, para a própria sociedade alagoana.

 

Lessa afirma que hoje muitos delegados já acumulam mais de três distritais, abarrotadas de inquéritos para dar andamento. “Com o fechamento das delegacias, escrivães e delegados ficarão ainda mais sobrecarregados”, salienta.

 

O concurso público da Polícia Civil, anunciado pelo governo para o próximo ano, oferece apenas 25 vagas oferecidas para o cargo de delegado, o que é muito pouco na visão da entidade que representa a categoria. “Esse número não conseguirá sequer repor a quantidade de delegados que irão se aposentar, se fizermos o cálculo de aposentados e nomeados. O Estado precisa atualmente de mais 100 delegados que possam atuar em todos os municípios alagoanos e assim atuar com mais eficiência no esclarecimento de crimes”, acrescenta Lessa.

 

Em Alagoas, atualmente – prossegue o presidente da Adepol - não existem delegados suficientes para atuar em todas as delegacias. “Ao invés de fechar delegacias, o governo precisa investir mais na segurança dos alagoanos”, ressaltou.

 

Ele sustenta que a ausência de delegacias em algumas cidades provoca reclamação constante da população. “Basta ouvir as lideranças e as populações desses municípios para verificar que a proposta do Conselho contraria os interesses dos cidadãos”.

 

O presidente da Adepol lembra que, desde 2008, a própria direção da Polícia Civil enviou ao governo estadual proposta para a realização de concurso público com a abertura de 74 vagas de delegados, 150 escrivães e mais de 1.700 agentes de polícias.

 

Na opinião de Antônio Carlos Lessa, o projeto proposto pelo Conseg não irá contribuir para diminuição da violência em Alagoas. “Reduzir a atuação das delegacias só trará mais prejuízos para a instituição e também para a população, que terá que se deslocar de um município a outro em caso do fechamento. É preciso investir tanto na parte estrutural quanto de pessoal e também na interiorização da polícia”, completa Lessa, lembrando que há vários anos a Adepol vem denunciado o completo abandono das instalações físicas das delegacias, especialmente no interior do Estado.


tribunahoje //

adepol



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News