28/03/2024 15:10:56

Municípios
20/11/2011 08:36:08

Aniversário de Maceió será comemorado no dia 9


Aniversário de Maceió será comemorado no dia 9

O aniversário dos 172 anos da cidade de Maceió será comemorado no dia 9 de dezembro, no estacionamento do Jaraguá e terá como principal atração a cantora paraibana Elba Ramalho. De acordo com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento também irá contemplar os artistas alagoanos Galã do Brega e a banda Los Borrachos Enamorados, que vão se apresentar a partir das 21h.

Para a presidenta da FMAC, Paula Sarmento, o aniversário da capital de Alagoas levará uma grande multidão ao histórico bairro de Jaraguá. “Os artistas da terra são sempre reconhecidos e prestigiados pelo governo municipal nas suas comemorações, sobretudo numa data tão importante e significativa como o aniversário da cidade”, falou.

A cidade de Maceió teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k", que significa "o que tapa o alagadiço". O povoado tinha uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.

A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.

Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital.

Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.

 

tribunahoje //

secom maceio



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News