25/04/2024 13:27:40

Municípios
10/11/2011 12:03:05

Prédio do Campus UFAL em Delmiro Gouveia começa a funcionar


Prédio do Campus UFAL em Delmiro Gouveia começa a funcionar
Campus da UFAL de Delmiro Gouveia

Desde o dia 24 de outubro, o novo prédio do Campus do Sertão passou a centralizar as atividades acadêmicas, abrigando as 24 turmas da sede Delmiro Gouveia, durante os três horários. As turmas, que totalizam 700 alunos, estão distribuídas nos cursos de graduação de Pedagogia, História, Letras, Geografia, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

 

A grande expectativa para a transferência para o prédio novo, que fica localizado às margens da Rodovia Prefeito José Serpa de Menezes – AL 145, levou a comunidade acadêmica da sede Delmiro Gouveia a diversas manifestações, inclusive com paralisação das aulas.

 

Em sua terceira semana de funcionamento nessa primeira etapa, além de excelente iluminação interna de oito salas de aulas equipadas com projetor multimídia, sala da biblioteca, sala equipada para as aulas de desenho, estão funcionando de forma estruturada espaços administrativos, oito salas para as coordenações de cursos e professores e o Laboratório de Energia Solar, destinado aos alunos do Tronco Inicial.

 

De acordo com o diretor geral Ricardo Silva, na primeira semana na nova sede percebia-se que a comunidade acadêmica estava alegre pela volta às aulas e assim retomar a rotina dos trabalhos, passando a ocupar o tão esperado prédio. Mas também percebia-se ansiedade.

 

“A primeira semana na nova sede foi marcada por dois sentimentos antagônicos, alegria e desconfiança de que o novo espaço estivesse realmente estruturado para receber a comunidade acadêmica e suas rotinas. Contudo, podemos traduzir esse sentimento como ansiedade gerada quando nos lançamos noutros cenários”, considera Ricardo Silva, adiantando que, por outro lado, a comunidade vem enfrentando na sede algumas dificuldades. “Esse projeto envolve a todos e, nesse momento, o Campus do Sertão se consolida pelo seu aspecto plural na luta de seus segmentos e das suas representações. Mas estamos mobilizados para que sejam sanadas as dificuldades”, diz o diretor.

 

Iluminação e segurança

 

Na nova sede, que ainda está com iluminação externa insatisfatória, o diretor Ricardo Silva informa que serão instalados seis refletores para melhorar a iluminação da entrada de acesso, e no que se refere à segurança conta como principal parceira a prefeitura de Delmiro Gouveia.

“Também estamos contando com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, que vem realizando rondas nas proximidades do Campus. Nos horários de entrada e saída de alunos temos o apoio da SMTT e da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia”, informa Ricardo Silva.

 

Conclusão da obra e acesso

 

A nova sede do Campus do Sertão é dotada de arquitetura bastante moderna e, quando concluída, ofertará 16 salas, estrutura administrativa adequada às necessidades, laboratórios específicos, espaços para atividades de pós-graduação, projetos e programas, dentre outros, dinamizando assim as atividades acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o diretor Ricardo Silva, a conclusão da obra se dará no mínimo em seis meses, provavelmente até o final do primeiro semestre de 2012.

 

Quanto ao acesso ao novo prédio, Ricardo Silva diz que a comunidade está utilizando vans como meio de transporte, mas que a prefeitura local se comprometeu em instalar um sistema de transporte coletivo com linha até a nova sede. “Temos rotas, horários e linhas já definidas com a comunidade acadêmica, mas os proprietários das vans colocaram para a prefeitura que a alternativa não era viável financeiramente. Estamos aguardando uma solução por parte do poder público municipal”, diz o diretor.

 

Finalizando, Ricardo Silva destaca a importância da luta coletiva para as conquistas e agradece a todos que acreditaram no projeto e que direta ou indiretamente vêm ajudando na construção do Campus do Sertão.
 

tudonahora //

ascom



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News