26/04/2024 09:16:08

Saúde
09/11/2011 21:11:37

Dieta com pouco sal aumenta risco de doença cardíaca


Dieta com pouco sal aumenta risco de doença cardíaca
Ilustração
Cortar o sal da dieta não faz tão bem para o coração como sempre foi recomendado pelos médicos. De acordo com novo estudo, uma dieta com pouco sal reduz a pressão sanguínea, mas aumenta os níveis de colesterol, gorduras e hormônios no sangue, além do risco de doenças cardíacas.

A pesquisa, publicada na revista American Journal of Hypertension, examinou dados de 167 estudos em que os participantes foram acompanhados por um mês e selecionados aleatoriamente para seguir uma dieta de pouco sal e outra com uma grande quantidade da substância.

Os pesquisadores observaram uma melhoria pequena nos que ingeriram uma dieta de pouco sal na pressão sanguínea. Mas o efeito mais significativo ocorreu em quem já apresentava pressão alta, pois a dieta fez com que a pressão sanguínea diminuísse até 3,5%.

Já para as pessoas sem a doença, a dieta com pouco sal aumentou em até 2,5% os níveis de colesterol e em 7% triglicérides. Além disso, também houve aumento nos hormônios que regulam o nível de sal no sangue, que são responsáveis por fazer o corpo preservar a substância no corpo ao invés de excretá-la pela urina.

Os pesquisadores consideraram na pesquisa que uma dieta com pouco sal era equivalente ao consumo de 2,3 gramas ou menos por dia. Mas a American Heart Association recomenda que o consumo diário se limite a 1,5 gramas. Portanto, serão necessárias mais pesquisas para investigar se uma dieta com uma quantidade menor ainda de sal poderá trazer benefícios para a saúde.

alagoasweb //

uol



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News