26/04/2024 22:02:04

27/11/2007 00:00:00

Interior


Interior

Os municípios da Zona da Mata Norte - Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Messias, Maragogi, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares assinaram ontem, 26, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o acordo de cooperação do Programa do Agropólo.

Criado por meio de uma parceria entre o Sebrae-AL, AMA, governo do Estado, bancos do Nordeste e do Brasil, o programa visa promover o desenvolvimento regional integrado e sustentável, priorizando as cadeias produtivas da região. Um dos objetivos do programa é interiorizar os investimentos no setor produtivo através da vinculação da administração de cada um dos municípios às agroindústrias, aos produtores rurais, a instituições públicas e privadas e serviços especializados. As primeiras cadeias a serem beneficiadas serão da laranja, banana e leite.

De acordo com o vice-presidente da AMA, Marcelo Souto, que coordenou os trabalhos, o programa vai agregar valores a determinadas atividades e gerar novas economias. “Vamos dar possibilidade a mais uma opção de renda e diminuir o êxodo rural”, disse o vice-presidente da AMA. Para a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca, o programa é uma questão de conquista dos produtores, que devem cobrar e também participar.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Alexandre Toledo, que participou da reunião, a solução para muitos problemas locais depende da união e do cooperativismo. “Alagoas tem um grande potencial para se desenvolver e essa parceria é fundamental para o sucesso desse novo negócio”, afirmou.

Os representantes do BB, Quitério Matias e do BNB, Josué Lucena destacaram que o processo de inclusão social, “são fatores essenciais para o desenvolvimento de uma determinada região e a filosofia dos agentes financeiros é contribuir para esse crescimento”.

Fonte: AMA



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News