26/04/2024 19:35:55

26/11/2007 00:00:00

Polícia


Polícia

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, vai investigar a situação da mulher presa na Delegacia Regional de Arapiraca. Como não é uma delegacia mista, a detenta passa o dia junto com os 28 homens presos.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL, Gilberto Irineu, diz que é a primeira vez que toma conhecimento da situação, mas garantiu que vai apurar. “Vou entrar em contato com o delegado responsável e poderei denunciar o fato à Corregedoria da Polícia Civil, para responsabilizá-lo, caso seja necessário”, afirmou.

De acordo com o delegado regional de São Miguel dos Campos, Antônio Monteiro, a Polícia Civil já encaminhou ofícios para o juiz e o promotor do caso. “Nós já pedimos para transferi-la porque sabemos que não há como conviver mulher com homem”. “Ela não é de São Miguel, mas foi presa por tráfico de drogas, em Teotônio Vilela. Como a delegacia de lá está em reforma, ela foi transferida”, contou o delegado. acrescentando que a jovem tem cerca de 20 anos.

Antônio Monteiro assumiu a delegacia em agosto deste ano e também encontrou outra detenta presa com os homens. Ele pediu ao juiz que transferisse as duas para o Presídio Santa Luzia, mas só foi aceita a transferência de uma delas, que na época já estava grávida.

“Eu acredito que ela não sofre abuso, até porque ela está presa com o sogro. Mas ela reclama que não fica bem a vontade. Na delegacia, ela fica em uma cela separada, mas não há separação no raio. Em nenhuma delegacia do Estado nós temos condições de separar os detentos durante o dia. Mas é o juiz que determina a transferência dela”, finalizou o delegado.

Denúncia

Para o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, o Sindpol, este fato não é isolado. Na última semana, o presidente do sindicato, Carlos Jorge, denunciou a presença de uma mulher na Delegacia de Repressão às Drogas.

“Nós fizemos uma denuncia ao diretor da Polícia Civil. A mulher estava no corredor das celas, próximo às celas dos homens, distante poucos centímetros. Eles poderiam fazer o que quisessem com ela”, ressaltou.

Na DRD, os agentes confirmaram a presença da detenta. Ângela Maria Amorim, conhecida como Baixinha, é acusada de tráfico de drogas e ficou presa durante uma semana na delegacia. Enquanto esteve presa, ela teve a companhia de outros 14 detentos.

Na última quinta-feira, Ângela Amorim foi transferida para a Delegacia do 9º Distrito Policial, onde foi encaminhada para a Direção da Polícia Civil.

com tudonahora.com.br // elaine rodrigues



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News