25/04/2024 20:16:15

20/09/2011 15:10:18

Aposentada colhe graviola com 8kg e 700 gramas no fundo do quintal em casa


Aposentada colhe graviola com 8kg e 700 gramas no fundo do quintal em casa
Fruta pesa 8kh e 700 gramas

A aposentada Luzinete Nóbrega da Silva de 61 anos de idade, residente na Rua Juvenal Mendonça em União dos Palmares colheu, nesta segunda feira (19), no quintal de sua residência, uma graviola pesando 8 quilos e 700 gramas fato considerado inédito para a agricultura do município que mantém uma propriedade rural com uma plantação da fruta com todos os cuidados requeridos pela botânica, mas que somente produz similares frutos no tamanho normal.

Dona Luzinete ao mostrar orgulhosa a graviola gigante disse que já colheu outras em tamanho descomunal, mas nenhuma menor que 5 quilos. Perguntada se usava algum adubo especial, a mulher afirmou que sim: “uso o amor como adubo no meu pé de graviola, pois todos os dias converso com ele e lhe estimulo a dar bons frutos. Por isto, o tamanho destas enormes frutas”.

Segundo a mulher, desde que plantou uma ‘muda’ de graviola em sua casa cuja semente arrumou em União mesmo, a mesma em época de safra vem produzindo os frutos de peso crescente: em uma safra foi uma com 5,5kg; outra de seis quilos, a penúltima de 7 kg e 100 gramas e esta semana, o de 87 kg e 700 gramas.

“O Globo rural já esteve aqui quando nasceu uma com 5,5kg e meio. Agora, não deu tempo de chamá-los de novo, mas o site do senhor pode testemunhar o fenômeno” – disse a mulher.

A graviola ou pinha da Guiné-Bissau (Annona muricata) é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. No Brasil, tornou-se subespontânea na Amazônia, sendo cultivada principalmente nos estados do Nordeste. Prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos.

 

A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos semelhante à fruta-do-conde.

 

Desde março de 2003, e-mails circulam pela internet afirmando que o chá de graviola cura o câncer [1]. Há diversos estudos sobre a anonacina, o composto da graviola que teria efeitos anticancerosos. No entanto, esses estudos foram somente realizados in vitro ou in vivo em animais, não existindo ainda nenhum estudo clínico, em humanos.

 

Um motivo citado para a falta de estudos clínicos em humanos é o fato de não se poder patentear uma planta, o que leva os laboratórios que patrocinam os estudos a concentrarem as pesquisas nos princípios ativos, acetogeninas anonáceas (ACGs), em vez da planta[2].

 

As acetogeninas anonáceas atuam através da depleção dos níveis de ATP ao inibir o complexo I na cadeia de transporte de elétrons nas mitocôndrias, e inibindo a NADH oxidase do plasma de membranas principalmente de células tumorais [3] Por outro lado, o consumo freqüente de graviola está associado ao aparecimento de parkinsonismo atípico em certas regiões do Caribe.

 

Em Angola, a fruta é conhecida como "Sape-Sape" e não é cultivada de forma sistemática ou industrial.

 

antonio aragão // Fonte de informação do fruto: wikipedia

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News