19/04/2024 14:06:14

Municípios
20/09/2011 11:13:32

Juíza determina reforma da delegacia de Palmeira dos Índios em 120 dias


Juíza determina reforma da delegacia de Palmeira dos Índios em 120 dias
Delegacia apresenta irregularidades

Os novos juízes titulares da comarca de Palmeira dos Índios já estão colocando a casa em ordem, referente aos processos em atraso, evitando assim a morosidade processual nas ações locais. A delegacia regional do município - há cerca de um ano interditada por conta que as suas instalações não atendem às exigências mínimas de higiene - fazendo com que os detentos não tenham as “condições mínimas de sobrevivência” fez com que a juíza Isabelle Coutinho Dantas, titular da 3ª Vara da Comarca, expedisse uma sentença onde determina em uma Ação Civil Pública, promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que o Estado tome providências sobre o caso.

 

O promotor Rogério Paranhos foi quem ingressou inicialmente com uma ação cobrando a interdição da delegacia, após detectar a falta de estrutura do prédio através de vistorias que detectaram que os presos ficam em um local insalubre, convivendo com lixo, ratos, baratas, escorpiões, mau cheiro e celas lotadas.

 

O prédio da 5ª regional pertence ao Hospital Regional Santa Rita. As paredes frágeis já facilitaram várias fugas, as fossas com tampas semi-abertas fizeram com que os agentes civis usassem máscaras para poder suportar o mau cheiro. Enfim, aeração, higiene, luz solar e água, não existem na sede da regional. Por conta disso, em julho de 2010 os presos começaram a ser transferidos para outros locais através de decisão do TJ/AL e, a partir daí, os casos de flagrante são deslocados para delegacias de cidades vizinhas. Atualmente apenas atos administrativos são tratados no local.

 

De acordo com a sentença, o Estado deve promover uma reforma estrutural ou a construção de uma nova delegacia num prazo máximo de 120 dias sob pagamento de multa diária arbitrada em dez mil reais, caso a determinação não seja cumprida. O problema da falta de condições estruturais da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios é tema bastante discutido há anos na cidade. Pelo twitter, ao saber da decisão do judiciário local, o vereador palmeirense Franca Júnior criticou a situação. “A delegacia representa risco a saúde dos que ali transitam. O fato de ser tucano não me exime da responsabilidade de cobrar atenção do Gov. do Estado a nossa Delegacia, que há anos se encontra em ruínas”, disparou o parlamentar.

 

Os autos foram enviados ao Secretário Estadual de Defesa Social, ao Delegado Geral da Polícia Civil, ao Intendente Geral do Sistema Penitenciário, a Defensoria Pública do município e ao Juiz da Vara Criminal de Palmeira dos Índios. Até o momento nenhuma das partes se pronunciou sobre o caso.

 

Com cadaminuto // berg morais



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News