19/04/2024 00:29:24

14/11/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

A celebração do Dia da Consciência Negra deste ano entrará para história. É que um dia antes da data comemorativa, 20 de novembro, será inaugurado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, às 11 horas. O evento contará com a presença do ministro Gilberto Gil e do governador Teotonio Vilela.

Mas as atividades comemorativas vão começar bem antes, no município de União dos Palmares, a partir do dia 15, com shows de reggae, lavagem da Casa do Poeta Jorge de Lima e performances de artistas da cultura afro-brasileira. A programação se estende até o dia 30, com a exibição do documentário “Rompendo o Silêncio – Desconstruindo o racismo e a violência da escola”.

A Semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de União dos Palmares, Sebrae, Instituto Magna Mater, Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas, Banco Nordeste e a ONG Anajô. A Petrobras é a patrocinadora dos eventos.

“O Parque vai fazer um resgate da história do líder Zumbi e dos seus companheiros de luta do quilombo dos Palmares, construído na Serra da Barriga – berço da liberdade de milhares de guerreiros quilombolas. O Brasil e o mundo vão conhecer mais sobre a luta de Zumbi contra o preconceito e racismo graças à inauguração do parque, que logo se tornará um reconhecido ponto turístico cultural e educativo”, disse o diretor da Fundação Cultural Palmares, o ator Antônio Pompeu.

O secretario da Cultura, Osvaldo Viégas, ressaltou que o governador Teotonio Vilela está dando amplo apoio às atividades da Semana da Consciência Negra porque entende que a luta pela liberdade e contra o preconceito racial ainda está longe de chegar ao fim no País.

“A Semana da Consciência Negra é uma ação conjunta que vai além dos debates, shows e oficinas. Ela dará visibilidade mundial ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares em Alagoas. Afinal, a história do guerreiro Zumbi ultrapassa as fronteiras do Estado”, afirmou Viégas, mencionando que o Parque é antes de tudo um símbolo de cidadania.

A diretora do Instituto Magna Mater, Patricia Mourão informou que Parque Memorial Quilombo dos Palmares ocupa 10 mil metros e é o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana erguido no continente americano. “É o primeiro parque temático cultural afro-brasileiro no País”, ressalta. O Parque manterá atividades culturais e educativas durante o ano inteiro para alagoanos e turistas. Para tanto, o Ministério da Cultura aprovou o projeto para captação de recursos pela Lei Rouanet já para o ano que vem.

Gastronomia

A Semana de Consciência Negra, com uma programação voltada para a valorização da cultura afro-brasileira, não seria completa se não houvesse atividades que destacassem a marcante gastronomia de ascendência africana. Por isso, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) decidiu apoiar a organização de uma oficina gastronômica, no restaurante Magdala, localizado em União dos Palmares.

O encontro contará com a participação de chefs do restaurante Akuaba, de Maceió, e está programado para o dia 19. Antes da oficina, no dia 16, está programada a degustação de pratos típicos da culinária afro-brasileira, na sede da prefeitura de União dos Palmares, às 19 horas.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Virgínio Loureiro, a gastronomia afro compõe os atrativos turísticos do Brasil como um todo, e principalmente do Nordeste. “Este evento é muito importante para manter a identidade local e desenvolver o turismo étnico em Alagoas”, lembra.

Fonte: Agência Alagoas // adailson calheiros



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News