26/04/2024 03:59:09

Política
25/08/2011 09:33:24

Diretoria do Serjal se reúne com deputado João Lyra em Brasília


Diretoria do Serjal se reúne com deputado João Lyra em Brasília
João Lyra recebe diretoria do Serjal-al em Brasília

Com ojornal-al // Fonte ascom

 

Diretores dos Sindicatos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas (Serjal) se reuniram ontem em Brasília com o deputado João Lyra para pedir apoio para a inclusão da PEC 190/2007 na pauta para votação em plenária.

 

A PEC tem como objetivo unificar o poder judiciário estadual com o federal, criando um estatuto único. A entidade afirma que a proposta é importante para o aprimoramento do sistema judiciário brasileiro, por dar tratamento igual perante a lei à cerca de 300 mil servidores que hoje são regidos por diferentes regras em cada Estado.

 

Se o estatuto for aprovado, a estrutura das carreiras dos servidores da Justiça estadual será a mesma em todos os estados, as funções serão as mesmas, como os mesmos salários. A proposta parte do princípio de que a Justiça, mesmo no âmbito dos estados, é nacional e não estadual.

 

Os autores da PEC argumentam que os juízes são regidos pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional, enquanto os servidores da Justiça Federal e da Justiça estadual são submetidos a regras distintas. Como consequência, segundo eles, existem grandes diferenças salariais, mesmo para aqueles que exercem atividades similares.

 

O deputado federal João Lyra não somente aprovou a iniciativa dos servidores como também encaminhou requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados pedindo a inclusão da PEC na pauta. “O projeto de lei é uma causa para se abraçar, pois é um problema que atinge os servidores de todo o país. Vou conversar com meus amigos parlamentares, para que juntos abracemos essa causa”, complementou João Lyra.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News