29/03/2024 08:18:12

Municípios
25/08/2011 09:30:57

Acampamento em Branquinha recebe 75 novas barracas hoje


Acampamento em Branquinha recebe 75 novas barracas hoje
Renata Morais Prefeita de Branquinha

Com alagoas24horas // Fonte amanda farias - ascom

 

O município de Branquinha, um dos 19 atingidos pelas enchentes de junho de 2010, recebe nesta quinta-feira, 25, 75 barracas que irão substituir as utilizadas no acampamento provisório da cidade e que foram deterioradas com a ação do tempo. As barracas foram adquiridas através de parceria entre a prefeitura local e a Defesa Civil da cidade de Viçosa.

A reposição das barracas já começa nesta quinta-feira. A prefeita do município, Renata Moraes, conta que as outras 59 moradias provisórias (de um total de 134) foram solicitadas esta semana à Defesa Civil Nacional, uma vez que, há cinco meses, Branquinha vem aguardando o retorno da Defesa Civil Estadual em relação à reposição.

Compromisso

Cerca de 600 pessoas estão instaladas no acampamento provisório de Branquinha. Renata Moraes, juntamente com os prefeitos dos municípios de Murici, São José da Laje e União dos Palmares, esteve reunida com o Ministério Público Federal em Alagoas na manhã desta quarta-feira, 24, para discutir a situação dos acampamentos e a maior celeridade na entrega das casas aos desabrigados.

Na reunião, os prefeitos firmaram o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria das condições em que vivem os desabrigados, mas ressaltaram que a responsabilidade da construção e entrega das casas é do Estado e da Caixa Econômica Federal.

Responsabilidades

A prefeita fez questão de reforçar, inclusive, que o município tem o papel de acompanhar, fiscalizar e assistir as famílias que vivem nos acampamentos. “Temos um serviço social que funciona de segunda a sexta-feira no acampamento, para acompanhar as famílias, verificar se as crianças estão indo à escola, temos agentes de saúde, e, aos sábados, contamos com uma psicóloga que fica durante todo o dia à disposição dos moradores”, diz.

Renata explica, ainda, que existe um cronograma mensal de atividades realizadas pelo serviço social do município no acampamento, com oficinas de reciclagem, interação de grupos e cursos de capacitação. “Esse trabalho é desenvolvido no intuito de qualificar o

morador e ajudá-lo em suas necessidades e, com isso, minimizar as dificuldades dessas pessoas que passaram por um trauma tão intenso”, conclui.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News