25/04/2024 11:02:04

Municípios
24/08/2011 11:37:31

Danilo Dâmaso é preso pela PF por fraudes em licitações públicas


Danilo Dâmaso é preso pela PF por fraudes em licitações públicas
PF na residência de Danilo Dâmaso

Com oopsnet // Fonte cada minuto

 

A Polícia Federal realizou uma operação, durante a manhã desta quarta-feira (24), que culminou com a prisão do ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso. De acordo com a assessoria da Polícia Federal, Dâmaso é acusado de fraudes em licitações públicas. , localizada na região de Altamira, no Estado do Pará.

 

A prisão preventiva de Dâmaso foi expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região no Pará, após um pedido da Delegacia de Altamira. Ele foi detido em sua residência localizada no município de Marechal Deodoro durante a Operação denominada ‘Pandilha’ (ajuste entre várias pessoas para enganar alguém), que cumpriu ainda mandados de busca e apreensão.

 

Segundo apurou, a cidade de Vitória do Xingu é conhecida como o recinto da família Dâmaso, local onde possuem fazendas, lojas de automóveis, e outros pontos comerciais.

 

A Polícia Federal prendeu também o filho de Danilo Dâmaso, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, que é prefeito da cidade de Vitória do Xingu. A recém-criada cidade surgiu em terras da família Dâmaso, a partir de um povoado de moradores.

 

Após ser preso, Dâmaso foi levado para a sede da Polícia Federal, onde presta depoimento ao delegado Delfino de Castro Neto por meio de carta precatória. Ele dever seguir para o Instituto Médico Legal Estácio de Lima, no bairro do Prado, onde realizou exame de corpo de delito.

Em frente a sede da PF é intensa a movimentação da imprensa e também de familiares dos presos. Mesmo não sendo uma informação oficial, os dois também estão presos sob a acusação exploração de trabalho escravo em suas fazendas.

 

Danilo Dâmaso

 

O ex-prefeito de Marechal Deodoro Danilo Dâmaso tem um histórico de prisões e problemas com a Justiça, que teve início no dia 17 de março de 2005 quando foi pela Operação Gabiru, que denunciava gestores municipais por desvio público.

 

No ano seguinte Danilo foi denunciado por trabalho escravo em uma de suas fazendas no Centro-oeste do Brasil, durante as eleições de 2008 foi preso por desacato à autoridade e por ter provocado tumulto em uma seção eleitoral.

 

Ele chamou um juiz de batedor de carteiras e acabou indiciado pela própria PF este ano, antes disto sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral este ano por uma “extenso histórico de irregularidades” de acordo com o juiz federal Raimundo Alves.

 

Entre as acusações ao ex-prefeito uma suposta apropriação indevida de R$ 1.300 milhão, dinheiro pago pelo Banco do Brasil depois que a prefeitura de Marechal Deodoro repassou a folha de pagamento para a instituição.

 

Dâmaso teria deixado de repassar mais de R$ 2.200 milhões ao Fundo de Amparo Previdenciário (Fapen) recolhidos dos funcionários.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News