26/04/2024 10:58:59

Esportes
21/08/2011 11:54:54

Oscar faz 3, Brasil bate Portugal na prorrogação e é penta no Sub-20


Oscar faz 3, Brasil bate Portugal na prorrogação e é penta no Sub-20
Equikpe comemora o penta na Bolivia

Com cadaminuto // Fonte terra

 

Com exibição de gala Oscar, autor de três gols, o Brasil venceu Portugal por 3 a 2 na madrugada deste domingo, no Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia), e conquistou pela quinta vez na história o título do Mundial Sub-20. O meia marcou duas vezes no tempo normal e o tento decisivo na prorrogação.

 

Não faltaram motivos para a conquista da Seleção ser ainda mais especial. Serviu de "vingança" contra os portugueses, que haviam vencido o País nos pênaltis na final da edição de 1991 do torneio e seguem com apenas duas conquistas, e ainda apagou a frustração pelo vice na edição passada - derrota na final contra Gana, no Egito, em 2009.

 

Além disso, a equipe comandada pelo técnico Ney Franco fecha a competição com o melhor ataque e como a única a ter vazado Portugal. O atacante Henrique, que esteve apagado na final, terminou como artilheiro, com cinco gols, ao lado do espanhol Alvaro Vazquez, e ainda ganhou da Fifa o prêmio de melhor jogador do torneio.

 

No tempo normal, Oscar abriu o placar para o Brasil logo aos 4min de jogo, mas Alex deixou tudo igual na sequência. Portugal virou aos 13min do segundo tempo através de Nelson Oliveira, mas Oscar novamente, aos 32min, empatou a partida. Oscar, aos 5min do segundo tempo da prorrogação, definiu o penta (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011).

 

A Argentina segue como a maior vencedora da história, com seis conquistas. Em 2013, o Mundial Sub-20 será disputado na Turquia.

 

A final

 

Após uma linda festa de encerramento do torneio, o jogo começou em ritmo acelerado. E, para delírio da torcida brasileira, bastaram quatro minutos para a até então intransponível defesa lusitana ser vazada pela primeira vez no campeonato: Oscar cobrou falta da direita e Sérgio Oliveira desviou para a própria meta: 1 a 0 - a arbitragem deu o gol para o meia do Internacional.

 

Sob olhares do técnico da Seleção principal, Mano Menezes, presente em uma tribuna do estádio colombiano, e debaixo de chuva, os garotos do Brasil não conseguiram segurar a vantagem por muito tempo. Aos 8min, Nelson Oliveira avançou pela direita e cruzou para Alex, livre, deixar tudo igual.

 

O jogo seguiu movimentado após os dois gols. Aos 10min, a equipe verde-amarela, de novo na bola aérea, quase fez o segundo em lance polêmico. Roderick tentou cortar lançamento na área e só não marcou contra porque o goleiro Mika se esticou todo e defendeu no ângulo - a arbitragem não considerou que a bola entrou, apesar da reclamação brasileira.

 

Diante de bela festa da torcida colombiana, que não economizou nas "olas" e mostrou preferência pelo representante sul-americano da decisão, as duas seleções diminuíram o ritmo, mas ainda criaram boas chances até o intervalo. Nelson Oliveira tentou duas vezes e errou o alvo do lado português, enquanto Juan, em lindo chute da intermediária, quase surpreendeu o goleiro Mika.

 

O Brasil voltou para a etapa final com duas alterações: Guilherme Negueba entrou na vaga de Willian José, enquanto Allan substituiu Gabriel Silva. Mas quem marcou foi Portugal. Nelson Oliveira escapou fácil da marcação brasileira pela direita e chutou. Gabriel falhou no lance e viu a bola estufar as redes aos 13min.

 

Em desvantagem, Ney Franco não demorou para gastar sua última alteração: Philippe Coutinho, mais uma vez apagado, deu lugar a Dudu. O Brasil, porém, não pressionava com muita ênfase e apenas assustava em chutes de longe. Já a torcida resolveu "virar a casaca" e gritou "olé" enquanto os lusitanos trocavam passes.

 

Para piorar, a seleção portuguesa assustou em contra-ataques, explorando principalmente a habilidade de Nelson Oliveira, que infernizou o lado esquerdo da defesa brasileira. Em uma das jogadas, aos 27min, o atacante se livrou da marcação e chutou para boa defesa de Gabriel.

 

Mas foi justamente quando menos se esperava que a Seleção encontrou forças e buscou o empate. Dudu fez bela jogada individual e chutou cruzado. Mika conseguiu espalmar, mas Oscar aproveitou o rebote e fez seu segundo no jogo aos 32min. A equipe canarinho foi até mais perigosa que o rival a partir daí, mas não evitou a prorrogação, disputada em clima de tensão, com lances ríspidos e chances de gol.

 

Portugal chegou perto de marcar aos 6min do primeiro tempo, quando Caetano recebeu ótimo lançamento nas costas de defesa e saiu na cara de Gabriel. O português tentou marcar com um toque sutil de cobertura, mas viu o goleiro brasileiro defender. Já aos 15min, Danilo chutou forte, Mika bateu roupa e conseguiu se recuperar antes que o rival aproveitasse o rebote.

 

No segundo tempo, o jogo ia em ritmo lento até que a estrela de Oscar brilhou mais uma vez. Só o meia explicará se quis cruzar ou chutar direto para o gol. O que interessa para os brasileiros é que a bola alçada pelo atleta foi caprichosamente no ângulo e encobriu Mika. Era o terceiro gol de Oscar na decisão, algo inédito na história dos Mundiais. Era o gol do penta do Brasil.

 

BRASIL 3 x 2 PORTUGAL

 

Gols

BRASIL:
Oscar, aos 4min do primeiro tempo, aos 32min do segundo tempo e aos 5min do segundo tempo da prorrogação.


PORTUGAL:
Alex, aos 8min do primeiro tempo, e Nelson Oliveira, aos 13min do segundo tempo

BRASIL: Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva (Allan); Fernando, Casemiro, Philippe Coutinho (Dudu) e Oscar; Willian José (Guilherme Negueba) e Henrique. Técnico: Ney Franco

PORTUGAL: Mika; Cedric (Julio Alves), Nuno Reis, Roderick, e Mario Rui; Pelé, Sergio Oliveira, Danilo e Alex (Caetano); Saná (Ricardo Dias) e Nelson Oliveira. Técnico: Ilídio Vale.

 

Cartões amarelos


BRASIL: Henrique e Juan
PORTUGAL: Roderick, Pelé, Sérgio Oliveira, Julio Alves, Saná e Nelson Oliveira

 

Árbitro


Mark Geiger (Estados Unidos)

Local


Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia)




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News