26/04/2024 22:12:36

20/08/2011 10:58:49

Estudantes de União interdiram BR-104 e fazem apelo por melhoras nas escolas


Estudantes de União interdiram BR-104 e fazem apelo por melhoras nas escolas
PM negocia com manifestantes liberação da BR

Da Redação // Fonte joão paulo farias – o relampago

Centenas de estudantes das escolas estaduais que estão com suas estruturas danificadas no município de União dos Palmares, realizaram na manhã desta sexta-feira 19, uma passeata pelas principais ruas da cidade, pedindo ao Governo do Estado, a realização de obras de reparo nestas instituições de ensino.

 

Com palavras de ordem e reivindicação, os alunos das escolas Monsenhor Clóvis, Carlos Gomes e Rocha Cavalcante, juntamente com a direção da União Municipal dos Estudantes (UMES), se deslocaram até a Sétima Coordenadoria de Ensino, localizada no centro da cidade, exigindo da instituição a presença de um representante do governo do estado para discutir a situação destes alunos.

 

Segundo a professora Lucilene Leal que faz parte da coordenação da 7° CRE em União, todas as providências já foram tomadas e encaminhadas para a Secretaria de Estado da Educação, inclusive alguns diretores das escolas citadas estiveram na mesma. “A Secretaria de Educação de Alagoas, está agilizando o mais rápido possível essas obras, estamos aguardando o início”. Disse Lucilene, mostrando alguns documentos, que foram encaminhados ao Estado, com os problemas existentes nestas escolas.

 

Para Clesivaldo Mizael, presidente da UMES, o governo do estado está dormindo, pois a mais de dez anos essas escolas não passam por reformas. Mizael ainda fala na violência que essas instituições estão sofrendo, pois o município de União encontra-se numa situação crítica na questão da segurança, e as escolas estão sendo alvo da violência das ruas. Segundo o presidente o governador Teotônio Vilela está num sono mortal e virou as costas para a educação em Alagoas.

O ato terminou defronte a Escola Carlos Gomes que está com duas salas de aulas interditadas devido à estrutura do telhado que apresenta sinais de rachaduras e cupins. Segundo o diretor, Sávio Vasconcelos, o protesto é importante para alertar o governo do estado sobre a situação na educação de Alagoas. Além do Carlos Gomes, a escola Rocha Cavalcanti está interditada por causa do telhado que se encontra bastante danificado. Os mesmos ameaçaram interditar a BR-104 e não descartam a possibilidade de novos protestos.

 

Fechamento da BR-104

 

No início da tarde deste dia 19, centenas de alunos, professores e sociedade fecharam por cerca de duas horas o trecho da BR-104 localizado na entrada da cidade. Os mesmos reivindicavam a presença do secretário estadual de educação para negociar uma proposta de prazo para resolução dos problemas destas escolas. 

 

O congestionamento atingiu mais de dez quilômetros e a situação ficou bastante tensa, pois a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar tentavam negociar com a Direção da UMES que se encontrava no local, mas as tentativas de desbloquear a estrada não se concretizava.

 

Após intervenção do deputado estadual Nelito Gomes de Barros e do Juiz de Direito de União, Dr. José Lopes Neto, ficou marcada para a manhã deste sábado no Fórum de Justiça uma audiência com a direção da UMES e representantes das escolas envolvidas no ato, juntamente com a coordenadora da 7º CRE, Rosário Sarmento, para discutir as reivindicações e num prazo de quinze dias, essa mesma comissão estará no Palácio do Governo em Maceió, mostrando e discutindo essa situação.

 

Depois de formada essa comissão e passadas as informações aos presentes no protesto, o trecho da BR-104 foi liberado.


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News