26/04/2024 06:45:28

Saúde
20/08/2011 10:53:23

Situação do PSF em Alagoas é discutida nesta segunda


Situação do PSF em Alagoas é discutida nesta segunda
Divulgação

Com reporteralagoas //

 

O Sindicato dos Médicos se reúne, na próxima segunda-feira, no auditório da reitoria da Ufal com representantes da Procuradoria da República. A discussão é o Programa Saúde da Família.

O impasse entre MPF e prefeituras de Alagoas é a carga horária semanal de 40 horas. O descumprimento motivou a instauração de dois inquéritos civis públicos e a determinação aos gestores dos municípios para cumprimento da carga horária integral do programa.

Além do Sinmed, foram chamados para o evento: representantes do Ministério da Saúde, prefeitos e secretários de saúde de todos os municípios alagoanos, presidentes dos conselhos municipais de saúde e representantes de entidades de classe de profissionais que atuam na saúde.

"O Sinmed, convidado para o evento, orienta que os médicos do PSF também compareçam, para respaldar a defesa que o Sindicato faz da melhoria dos salários e das condições de trabalho oferecidas pelos municípios. Ninguém melhor do que os profissionais que atuam junto às comunidades para relatar as dificuldades que enfrentam para acesso aos locais de trabalho, como a falta de estrutura nos postos de saúde, falta de medicamentos e de uma rede de referência e contrarreferência para encaminhamento dos pacientes, entre outras precariedades", disse a diretoria do sindicato.

"Os médicos também poderão expor suas apreensões com a falta de segurança no trabalho, precarização da relação trabalhista e salários defasados. O MPF vai, inclusive, colocar no local uma urna à disposição de quem desejar fazer sugestões ou mesmo denúncias, sem precisar se identificar, diz o sindicato, em nota.




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News