26/04/2024 02:09:35

Polícia
19/08/2011 09:40:01

Adepol diz que delegados também estão ameaçados de morte em Alagoas


Adepol diz que delegados também estão ameaçados de morte em Alagoas
Delegado Antonio Carlos Lessa da ADEPOL

Com cadaminuto // emanuelle oliveira

 

Além de magistrados, alguns delegados alagoanos também podem estar na mira dos bandidos, de acordo com o presidente da Associação dos Delegados de Alagoas (Adepol), Antônio Carlos Lessa. Assim como vem ocorrendo com os integrantes do Poder Judiciário o principal motivo das ameaças de morte seria o combate ao crime organizado no Estado.

 

“Cerca de 20 delegados passam por esse problema, pelo trabalho que desenvolvem, investigando crimes e cumprindo mandados de prisão preventiva de acusados em chacinas e latrocínios e ainda, de busca e apreensão. No decorrer dos meus 25 anos de profissão vejo que a categoria ainda continua sob pressão”, afirmou.

 

Lessa informou que quando recebe denúncias dessa natureza solicita reuniões com os demais delegados e até com o diretor-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco para evitar que as ameaças se concretizem. Ele questionou a negativa de órgãos como o Conselho Estadual de Segurança (Conseg) para conceder proteção pessoal à autoridade policial.

 

“O Conselho nega a escolta. Solicitamos segurança para um delegado, que recentemente investigou um caso de repercussão no Estado, mas pela falta estrutura na Polícia Civil ele ficou pouco tempo recebendo a segurança pessoal. Diante disso, o que nos restam são os policiais das Delegacias, só que tem locais onde só existe a autoridade policial mesmo”, lamentou.

 

Ainda segundo o presidente da Adepol, os próprios delegados vêm se articulando para desvendar de onde partem as ameaças. “Acabamos evitando lugares com aglomerado de pessoas, inclusive à noite e até restaurantes. Essas ameaças são feitas a delegados da capital e do interior. Faz 15 anos que mataram um delegado e esperamos ter virado essa página”, contou.

Conseg

Mesmo ainda não tendo tomado posse na presidência do Conseg, o que deve acontecer no próximo dia 29, Paulo Brêda informou que o órgão costuma conceder segurança pessoal a autoridades quando fica provada a necessidade. Ele explicou que nos últimos meses prefeitos e deputados têm feito esse tipo de solicitação.

 

“O Conselho tem autonomia para atender ou não as solicitações. Recebemos os pedidos e eles são discutidos entre os demais integrantes. Avaliamos as justificativas e o principal critério é a necessidade. Não é só dizer que está sendo ameaçado. Há casos em que concedemos, para evitar problemas, mas depois, há uma reavaliação. Não lembro de nenhum pedido recente por parte de autoridades policiais”, informou




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News