19/04/2024 16:42:04

Municípios
16/08/2011 22:13:28

Nonô vistoria obras em Branquinha e Murici


Nonô vistoria obras em Branquinha e Murici
Nonô visita obras em Branquinha

Com agênciaalagoas // gilvan ferreira

 

Em visita oficial aos municípios atingidos pelas enchentes de junho do ano passado, o vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, vistoriou, nesta terça-feira (16), as obras de construção das casas, pontes, estradas e da infraestrutura das cidades de Branquinha e Murici, dois dos municípios mais atingidos pela maior tragédia natural registrada em Alagoas.

 

Em Branquinha, o vice-governador José Thomaz Nonô, acompanhando da prefeita Renata Moraes, de técnicos da Secretaria do Estado da Infraestrutura (Seinfra) e de uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL) visitou o canteiro de obras do conjunto habitacional que vai receber 976 famílias que perderam suas casas durante a enchente.

 

Nonô conversou com engenheiros e funcionários da construtora e cobrou maior agilidade na construção dos imóveis e na infraestrutura do novo conjunto habitacional, a exemplo da construção das redes de água, saneamento e o calçamento das ruas do núcleo habitacional.

 

O vice-governador Thomaz Nonô ouviu as explicações dos técnicos da construtora responsável pelas obras, que prometeram, agora com o final do inverno, acelerar o ritmo da construção das casas para que as famílias que foram atingidas pelas enchentes em Branquinha recebam os imóveis ainda este ano.

 

De acordo com os engenheiros, o ritmo das obras da construção das casas não pode avançar devido ao longo período de inverno, que tem prejudicado o trabalho de reconstrução. Desde abril, segundo os engenheiros da construtora Enengi, as chuvas não deram trégua à região, o que teria prejudicado o andamento das obras.

 

Nonô também vistoriou a construção de duas pontes e os acessos reconstruídos pelo DER, além da nova estação de abastecimento de água do município de Branquinha, reconstruída dentro das ações do Programa da Reconstrução.

 

A prefeita de Branquinha, Renata Moraes, que acompanhou o vice-governador José Thomaz Nonô durante mais de duas horas da sua visita ao município, apresentou informações sobre o andamento das obras e revelou a intenção de definir com a equipe do Governo de Alagoas as próximas etapas do Programa da Reconstrução, que inclui a construção das escolas e postos de saúde que foram destruídos durante as chuvas do ano passado.

 

Renata Moraes reconheceu a importância da presença do vice- governador José Thomaz Nonô no comando do Programa da Reconstrução, que, segundo a prefeita, tem possibilitado mais agilidade nas obras e a superação das barreiras burocráticas e dos entraves entre os órgãos federais e estaduais que atuam no Programa de Reconstrução.

 

“A presença do vice-governador Thomaz Nonô à frente do Programa da Reconstrução tem garantido outro ritmo no andamento das obras nos municípios. Ele (Nonô) tem mantido contato direto com os prefeitos, com as construtoras, com os órgãos dos governos estadual e federal”, afirmou a prefeita.

 

Ela ressaltou a capacidade de iniciativa do vice-governador na resposta aos entraves burocráticos. “Ele tem apresentado as soluções para os problemas burocráticos que vinham dificultando as ações do Programa da Reconstrução, mas, agora, ele implantou um novo ritmo nas ações do Estado e tem sido um grande parceiro dos municípios”.

 

Ao final da visita, a prefeita destacou que a ação fortalece a presença do Governo na execução das obras. “Essa visita que o vice-governador Thomaz Nonô também serve para que possamos dialogar e tranquilizar a nossa população, que vem fazendo as cobranças e espera uma solução para o sofrimento que vem passando desde chuvas do ano passado. A nossa expectativa é que até o final do ano, pelo menos estamos fazendo todo esforço para que isso aconteça, as casas sejam entregues e pessoas superem o sofrimento que estão passando”, afirmou Renata Moraes.

 

Em Murici, as obras avançam em ritmo acelerado

 

Após conhecer a atual realidade das obras do Programa de Reconstrução do município de Branquinha, Nonô foi a Murici, onde, ao lado do prefeito Remi Calheiros, vereadores, técnicos da prefeitura e diretores de órgãos do Estado, visitou o canteiro de obras dos conjuntos habitacionais Pedro Tenório Raposo e major Olavo Calheiros, onde estão sendo construídas 2.228 casas para os desabrigados.

 

Durante a visita, o vice-governador José Thomaz Nonô foi informado que as obras de engenharia e infraestrutura dos dois conjuntos habitacionais de Murici já superaram 33% e a expectativa é que até o final do mês de setembro, com o fim do período de chuvas, parte dos imóveis esteja construída, aguardando a finalização das instalações das redes de saneamento, de energia elétrica e de calçamento. A previsão é que até o final do ano, as primeiras famílias de Murici, que estão vivendo nas barracas instaladas pela Defesa Civil de Alagoas, possam ser cadastradas para o recebimento dos imóveis.

 

O prefeito Remi Calheiros falou sobre a visita do governador José Thomaz Nonô e reconheceu as ações do Governo de Alagoas para reconstruir o município de Murici.

 

“Desde o início, o Governo do Estado tem nos auxiliado a minimizar os problemas causados pelas chuvas do ano passado no nosso município. O Governo tem sido parceiro e o vice-governador José Thomaz Nonô, desde que assumiu o Programa da Reconstrução, tem acelerado e facilitado a resolução dos entraves burocráticos e nos auxiliado na superação das dificuldades. Ele facilita o andamento das questões que têm que ser resolvidas por quem de direito. Apesar das dificuldades que estamos enfrentando devido ao longo inverno e alguns problemas com a contratação de mão de obra, a nossa expectativa é que, agora, com o apoio do vice-governador Nonô, a reconstrução siga em um ritmo mais acelerado”, declarou.

 

O prefeito projetou para este ano a inauguração de parte das casas. “A nossa meta é entregar, até o final do ano, entre 600 a 650 casas. Caso isso aconteça, vamos priorizar que as pessoas que estão morando nas barracas sejam transferidas para as novas casas”, finalizou Calheiros.

 

Avaliação positiva

 

Depois de finalizar a visita ao município de Murici, com uma recepção oferecida pelo prefeito Remi Calheiros, o vice- governador José Thomaz Nonô fez uma avaliação positiva da sua quarta visita oficial, como coordenador do Programa da Reconstrução.

 

“A construção das casas em Branquinha e Murici está andando em um ritmo muito bom, mas pode melhorar ainda mais, como o caso do município de Branquinha, onde conversei com os diretores da construtora e pedi uma maior agilidade nas obras da construção das casas. Eles explicaram algumas dificuldades que estavam enfrentando, com o rigoroso inverno, mas prometeram acelerar o processo da construção dos imóveis para os desabrigados”, disse Nonô.

 

O vice-governador fez uma avaliação positiva da ação, que permite observar o andamento das obras. “Essas visitas são importantes para que possamos superar todas as dificuldades e acompanhar de perto o ritmo das obras, claro, cobrando quando necessário a responsabilidade de cada um, seja dos órgãos do Estado, seja das prefeituras, seja das construtoras, mas a minha missão, que foi dada pelo governador Teotonio Vilela é acompanhar as obras e possibilitar que as pessoas que sofreram com a catástrofe possam superar a dor e o sofrimento que estão passando. Vamos nos dedicar para devolver a essas pessoas a felicidade que elas merecem”, explicou.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News