26/04/2024 09:48:56

10/11/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Entre os dias 15 e 19 de novembro o município de União dos Palmares (AL) será palco da Semana da Consciência Negra. Professores universitários, estudantes, representantes de grupos culturais, federações e associações ligadas à identidade afro-descendente devem participar das atividades programadas para os cinco dias de evento.

Além de valorizar a tradição cultural das comunidades locais, a Semana da Consciência Negra visa estimular a atividade turística na região que é um dos berços das comunidades afro-descendente do Brasil. Símbolo da resistência negra à escravidão, a Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, a região abrigou o Quilombo dos Palmares e a figura heróica de Zumbi dos Palmares, tornando-se patrimônio histórico do Brasil.

A partir da identificação dessa potencialidade turística, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL) passou a realizar ações para estimular os empresários de micro e pequenas empresas da região a aproveitar o diferencial histórico para atrair visitantes.

Visando agregar valor ao turismo e consolidar a identidade local, consultores da instituição têm visitado os empreendimentos da região, estimulando a inclusão de pratos típicos da culinária africana no cardápio dos restaurantes e o uso de decoração baseada em artefatos afros; além de apoiar, por meio de consultorias em design, a produção de artesanato inspirado na cultura regional.

Durante a Semana da Consciência Negra serão realizadas palestras e uma mesa-redonda sobre “A Identidade Negra em Questão”, “Identidade étnico-racial” e “Movimento Negro em União dos Palmares”. Já a programação cultural conta com atividades ligadas a capoeira, dança afro-quilombola, reggae e candomblé, oficinas de percussão, penteado e maquiagem afro, de batik (pintura afro), culinária afro e identidade étnico-racial e exposições de artesanato e fotografia.

O evento está sendo realizado por meio de uma parceria entre o governo de Alagoas, Sebrae, prefeitura de União dos Palmares, Fundação Palmares e Instituto Magna Mater, Boticário, Akuaba e Banco do Nordeste. Mais informações pelo telefone (82) 3216-1641.

Fonte: Sebrae-AL



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News