24/04/2024 13:33:02

12/04/2007 00:00:00

Indústria da Morte é desarticulada pela PF


Indústria da Morte é desarticulada pela PF

Cerca de 350 policiais federais participam, nesta quinta-feira, da Operação Aveloz, desencadeada em Alagoas, Pernambuco e Pará para desarticular uma quadrilha formada por policiais, pistoleiros e empresários que atuavam no agreste de Pernambuco.

A quadrilha atuava de diversas maneiras, como uma “empresa do homicídio”, que atendia a uma variada demanda de empresários, agiotas, pessoas contrariadas e desafetos em geral.

A Polícia Federal constatou que uma média de 3 a 4 homicídios eram cometidos semanalmente pelos criminosos, produzindo a estatística de aproximadamente 200 homicídios por ano. Os preços das “encomendas” variavam de 1.000 a 5.000 reais.

As investigações tiveram início ainda na primeira quinzena de fevereiro de 2007, por iniciativa conjunta de autoridades das esferas federal e estadual.

Mandados

Por ordem da 3ª Vara Criminal de Caruaru estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão, de quebra de sigilo bancário e fiscal, de bloqueio de contas correntes, e seqüestro de bens em Alagoas, na região do agreste pernambucano e no Pará.

São alvos de prisão dois dos principais mandantes, que também funcionavam como financiadores dos crimes; e policiais militares, com patentes de soldado a sargento. Os policiais chegavam antecipadamente à cena do crime, desfazendo os vestígios do homicídio, para garantir a impunidade dos cúmplices.

Em entrevista coletiva, a PF informou que foram cumpridos 20, dos 29 mandados de prisão. Dos presos, 16 estão em Recife e não há informação de presos em Alagoas.

Estão presos no Recife: Rosemário Bezerra de Menezes, acusado de líder do grupo e que atuaria como agenciador de homicídios e traficante de drogas e armas; Eroneide Paulino de Menezes; Manoel Pereira Ferreira, André Pedro da Silva; Sebastião Moraes Silva; Denival Francisco da Silva, Eronildo Paulino dos Santos; uma mulher conhecida como Patrícia e que seria esposa de um outro suspeito conhecido como Belmiro; Luciana Cordeiro de Missena, José Paulino dos Santos Neto, Fábio Bezerra Rafael e ainda os policiais militares Jaílson Ribeiro da Silva e José Joseildo da Silva Santos e também José Ednaldo de Lima Florêncio.

Operação

O Aveloz é uma planta da região do agreste Pernambucano que, pela cultura popular, tem fins fitoterápicos, sendo utilizados na cura do câncer.

A operação é executada por policiais federais do Comando de Operações Táticas da PF COT e cerca de 350 policiais das superintendências do DPF em Pernambuco, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte, todos coordenados pela Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. Policiais militares e civis da SDS de Pernambuco trabalharam em conjunto com seus colegas federais, no cumprimento das ordens judiciais.

Os presos responderão pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha, tráfico de drogas, tráfico de armas, posse ilegal de armas de fogo e na lei do crime organizado.

Com assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News