25/04/2024 17:05:55

Municípios
13/08/2011 20:42:03

Sec. de Saúde de Viçosa presta contas de sua pasta na Câmara


Sec. de Saúde de Viçosa presta contas de sua pasta na Câmara
Audiência Pública em Viçosa

Com maceioagora // Fonte ascom

 

A secretária de Saúde de Viçosa, Sônia Moura, realizou na quinta-feira (11), na Câmara dos Vereadores, uma audiência pública para prestação de contas das ações da pasta no município. A audiência é em cumprimento à lei federal nº 12.438, de 06 de julho de 2011, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

A lei determina que todos os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as esferas de governo, apresentem, trimestralmente, para a sociedade civil e o Legislativo, relatórios constando as ações e de que forma vêm sendo aplicados os recursos públicos destinados ao setor.

Em sua explanação, Sônia Moura apresentou a principal missão de sua secretaria, que é proporcionar à população acesso a uma atenção integral em saúde, com humanização, qualidade e participação social. Fez ainda um balanço da quantidade de atendimentos no município entre os meses de janeiro e maio deste ano, quando foram realizadas 6.619 consultas médicas, alcançando a média de 58% de cobertura populacional, meta essa que, segundo a secretária, está sendo superada a cada dia, além de exames de endocrinologia, endoscopia, biopsia, tratamento terapêutico e 116 cirurgias.

“Viçosa tem quatro postos de saúde, mas a previsão é aumentar este numero para que toda a população fique assistida e não precise procurar o hospital com doenças que podem ser tratadas previamente”, enfatizou Sônia Moura, chamando a atenção para o fato de que 30% das gestantes atendidas pelo SUS são adolescentes. “Este é um problema que ocorre em todo o país e deve ser avaliado com mais atenção, pois algumas dessas adolescentes escondem a barriga e não realizam um pré-natal adequado, o que, muitas vezes, resulta em problemas sérios de saúde para a mãe e o bebê”.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News