26/04/2024 12:19:14

Saúde
13/08/2011 20:10:21

Mamadeiras poderão ser proibidas também no Brasil


Mamadeiras poderão ser proibidas também no Brasil
Ilustração

Com santanaoxente // sergio vieira - Fonte agência senado

 

O projeto do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, proíbe a venda no Brasil de mamadeiras que contenham em sua fabricação a substancia "Bisfenol-A". A União Européia, o Canadá, a China e diversos Estados e cidades nos Estados Unidos já vetaram a venda destas mamadeiras baseados em diversos estudos científicos que ligam a substância a casos de câncer, diabetes e problemas neurológicos em bebês e crianças.

 

Também a "FDA", a Agência que regula o comércio de produtos ligados à saúde nos Estados Unidos, fez um alerta para que os pais e mães daquele país reduzam ao máximo a exposição de seus bebês e crianças a este tipo de mamadeira. No Brasil a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, foi a primeira a abolir a venda das mamadeiras, e Gim Argello acredita que até o final do ano esta proibição atingirá todo o território nacional.

 

(GIM ARGELLO): Eu acredito que agora neste semestre nós vamos resolver isto definitivamente. Porque não faz sentido o mundo todo já ter proibido, comprovadamente faz mal principalmente aos bebês, e a gente fica correndo o risco. Então eu acredito que agora neste semestre nós vamos conseguir proibir definitivamente o Bisfenol-A da confecção de bicos de mamadeira.

 

(REP): O relator do projeto, senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, afirma que conversou com alguns fabricantes nacionais, e revelou que até mesmo eles concordam com a proibição das mamadeiras com Bisfenol-A. (PAULO DAVIM): É inconcebível a gente saber que uma substância poderá causar mal e a gente ainda persistir com isto. Eu acho que tem que se afastar, eu tive até a conversa com os fabricantes e eles concordam também. Eles não se opõem não, eu já conversei com muitos fabricantes, eles não se opõem.

 

(REP): A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, comunicou por nota que acompanha toda a polêmica sobre este assunto, mas defende que o limite de 0,6 miligramas por quilo, que é o permitido no Brasil, não seria prejudicial à saúde dos bebês e crianças. Se a proposta for aprovada na Comissão de Assuntos Sociais segue para análise da Câmara dos Deputados.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News