29/03/2024 10:44:15

Saúde
13/08/2011 09:43:49

Dia D de Vacinação contra a Pólio é hoje


Dia D de Vacinação contra a Pólio é hoje

Com alagoas24horas // Fonte ascom-sesau

 

O Dia D de Vacinação contra a Pólio acontece neste sábado (13), a partir das 8 horas, na Unidade de Saúde Dr. Aliomar Lins, localizada no Benedito Bentes II. A ação irá contar com a presença do personagem Zé Gotinha, que está fazendo 25 anos de criação.

Segundo a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), a meta é imunizar 95% das 276.467 crianças menores de cinco anos que residem em Alagoas. A campanha prossegue até o dia 20 deste mês, em todos os 102 municípios alagoanos.

Até lá, a coordenadora estadual do PNI, Denise Castro, acredita que todas as crianças preconizadas sejam imunizadas, assim como ocorreu na primeira fase da campanha, que ocorreu de 13 a 22 de junho deste ano. Isso porque, segundo a coordenadora estadual do PNI, a Pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda. “Para evitar que as crianças menores de cinco sejam infectadas pelo vírus da doença, a vacinação é a única prevenção”, alerta.

Entre os principais sintomas da doença, conhecida também como Paralisia Infantil, estão febre, dores na garganta, que se assemelham a outras doenças. A transmissão do polivírus selvagem pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. “O efeito é devastador, já que pode ocasionar a paralisia dos membros inferiores, a exemplo das pernas. Em alguns casos, quando não tratada adequadamente pode levar à morte”, frisou Denise Castro.

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News