26/04/2024 10:07:29

Política
12/08/2011 16:38:56

Vilela recria Emater e anuncia fim de imposto para produtores rurais


Vilela recria Emater e anuncia fim de imposto para produtores rurais
Governador Teotonio Vilela

Com oopsnet // Fonte agência alagoas

 

O Governo de Alagoas oficializou hoje 12, durante o Encontro Oficial de Comercialização da Agricultura Familiar, a criação da nova Emater, extinta no Estado em 2000. O evento foi realizado no Palácio Floriano Peixoto e contou com a presença de lideranças da área, deputados estaduais e autoridades políticas.

 

Para o governador Teotonio Vilela, a iniciativa da reabertura da Emater não deve ser caracterizada como uma ação isolada destina à agricultura. “Este não é um gesto isolado, faz parte de uma série de ações programadas pelo Governo para incentivar a produção agrícola familiar em Alagoas. Outras ações como o Programa do Leite também têm recebido incentivo, a exemplo dos caminhões e tanques resfriados e de atividades conjuntas com os produtores para melhorar a produção”, relatou Téo.

 

Vilela falou ainda que o Governo pretende estudar a abertura de vagas, por meio de concurso, para ocupar os cargos exigidos para a efetivação da Emater. Sendo ele, 90% dos técnicos que atuarão na Emater estarão lotados no interior.

 

O Secretário de Agricultura e também presidente do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Jorge Dantas, fez criticas ao rumo que governos anteriores deu à Emater e outros órgão que fomentam a produção rural. “O fechamento destas entidades foi um retrocesso não só para a zona rural, mas para a sociedade como um todo. Dados do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que 70% da população brasileira considerada miserável vive nas zonas rurais nordestinas”, endossou Dantas, que levantou o dado para ratificar a importância da produção rural familiar.

 

A Emater será um órgão vinculado à Secretaria de Agriculta e atuará na área de financiamento, pesquisa e assistência técnica para os produtores rurais.

 

Além da Emater, o governador assinou o Projeto de Lei que isenta os produtores do pagamento de imposto sobre Nota Fiscal Avulsa. Os agricultores festejaram a iniciativa que deve estimular a produção e as vendas, e aumentar os lucros. A longo prazo a medida também poderá atingir o bolso do consumidor já que a pasta estuda meios de ‘forçar’ as redes de supermercado e os distribuidores a reduzir os valor do repasse das mercadorias.

 

Sandra Lyra, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, veio à capital alagoana representando o Governo Federal.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News