29/03/2024 07:37:40

08/11/2007 00:00:00

Política


Política
O Partido dos Trabalhadores em Alagoas deu a largada para o seu Processo de Eleições Diretas nesta terça-feira (9), com a inscrição de três candidaturas a presidente estadual e três chapas para disputar o Diretório Estadual. Na ocasião, foram registradas oficialmente as seguintes chapas estaduais: Unidade Socialista (resultante da junção de duas tendências - Articulação Unidade na Luta e a Democracia Socialista); Terra, Trabalho e Soberania (apresentada pela tendência O Trabalho) além da chapa A Esperança é Vermelha (da tendência Articulação de Esquerda). Concorrem à presidência estadual do partido, o odontólogo  RICARDO VALENÇA da tendência Articulação Unidade na Luta, o sindicalista LUIZ GOMES DA ROCHA (o Luizinho) pela tendência O Trabalho e o advogado PAULO BONFIM.
A Comissão Executiva Estadual do PT elegeu na última reunião uma comissão de organização eleitoral do PED estadual, composta proporcionalmente por representantes das chapas atuais.  A comissão ficará responsável por definir o calendário de debates e por gerir o fundo eleitoral.
O PT é o único partido do país que escolhe todos os seus dirigentes — municipais, estaduais e nacionais — por voto direto dos filiados. “É a diversidade e a democracia interna com possibilidade de disputa de espaço e idéias que caracteriza e alimenta o nosso partido nestes 27 anos de história e trajetória de luta junto à classe trabalhadora”, afirma Marcelo Nascimento, secretário estadual de Organização do PT e coordenador do PED.  As eleições ocorrerão em todo o país no dia 02 de dezembro.
A primeira edição do PED ocorreu em 2001, quando foram escolhidos, em eleições diretas, os quadros partidários que comandam o partido até hoje. Antes, as eleições eram feitas com votos dos delegados nos encontros de cada instância partidária.
Para votar no PED, é preciso ter se filiado ao PT até o dia 02 de dezembro de 2006 — um ano antes da eleição. Estão nessa condição  6.331 filiados de 80 cidades alagoanas. Ou seja: haverá eleição interna do PT em mais de 80% dos municípios alagoanos. Em nível municipal as chapas que disputarão os Diretórios Municipais também foram inscritas ontem.
Em Maceió, maior diretório municipal do Estado, com mais de 2 mil filiados, foram inscritas três chapas para o Diretório Municipal e três candidatos a presidente, a saber: o arquiteto GINO CESAR da tendência Democracia Socialista, o policial civil JOSÉ CARLOS da tendência O Trabalho e a militante do movimento negro SIRLENE GOMES, pela tendência Articulação de Esquerda.
 
Com Olivia de Cássia Correia Cerqueira


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News