26/04/2024 04:24:56

Educação
08/08/2011 22:16:58

Enem terá várias edições anuais e será informatizado


Enem terá várias edições anuais e será informatizado
Divulgação

Com tudoglobal // Fonte valor econômico

 

Ainda durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ter várias edições anuais e cerca de 40% dos inscritos – um contingente de mais de 2 milhões de pessoas – poderão fazer uma prova informatizada. Com as iniciativas, o Ministério da Educação (MEC) busca consolidar cada vez mais o Enem como processo seletivo de acesso ao ensino superior brasileiro.

 

O governo também está de olho na economia que a informatização do Enem pode trazer aos cofres públicos, uma vez que o custo do exame, calculadas todas as despesas de logística e impressão da prova, é de até R$ 45 por candidato – um orçamento de mais de R$ 200 milhões.

 

Ao mesmo tempo, a estratégia reduz riscos de fraudes e erros de impressão, problemas ocorridos em 2009 e 2010 que deixaram o ministro da Educação, Fernando Haddad, em saia justa. O Enem 2011 teve 5,4 milhões de inscritos.

 

O MEC se inspira no Scholastic Assessment Test (SAT), avaliação de matemática, escrita e leitura que não funciona como vestibular, mas é um dos critérios de seleção da maioria das universidades americanas.

 

De acordo com o calendário do SAT, o teste é aplicado sete vezes ao ano. Haddad disse que técnicos do ministério estiveram em várias ocasiões nos Estados Unidos para estudar o “Enem americano”. “É o único modelo de avaliação educacional completamente informatizado em grande escala.”

 

Segundo o ministro, o primeiro passo para a modernização do Enem é criar um banco de itens com cerca de 100 mil questões. Em seguida, o governo começará a cuidar da logística de aplicação da prova, que se dará em “salas seguras” com computadores especiais em instituições credenciadas.

 

“O computador prepara uma prova personalizada a partir do banco de questões disponível. É um modelo parcialmente randômico, o grau de dificuldade deve ser o mesmo para todos os testes”, explica Haddad.

 

A princípio, o novo modelo comportará 40% dos inscritos. Os outros 60% continuarão fazendo o exame da maneira tradicional. A implementação dependerá da agilidade das 59 universidades contratadas pelo MEC para a preparação do banco de itens.

 

“Não sei dizer quanto tempo vamos levar para aplicar. Vai depender da produtividade das questões, quanto mais rápida a composição de um banco robusto, mais rapidamente será possível credenciar as salas seguras que poderão oferecer o teste informatizado”, acrescenta Haddad.

 

Para o economista Ernesto Martins Faria, coordenador do portal “Estudando Educação”, a medida é positiva porque sinaliza ações concretas para evitar que os problemas das últimas duas edições do Enem se repitam. Faria ressalva que as mudanças requerem transparência e um posicionamento mais definitivo do MEC sobre “o real papel do Enem”.

 

“O Enem precisa de foco, está ganhando muita responsabilidade. Falta definir se o Enem é vestibular ou uma avaliação. Do jeito que está e com essas propostas, o Enem se direciona mais para o ensino superior e vai ficando mais longe do médio. Como não é uma prova obrigatória, ele acaba não avaliando a qualidade da escola ou da rede”, opina Faria.

 

Segundo ele, há uma contradição no atual objetivo do Enem de ser um grande vestibular brasileiro. “Como garantir que a pontuação do Enem seja compatível com os conhecimentos exigidos pela universidade, se a prova não é capaz de avaliar os problemas no ensino médio. Hoje os índices de abandono e evasão no ensino superior são altíssimos, muito porque aluno que vem do médio não consegue acompanhar.”

 

A saída, diz Faria, seria integrar o exame com o currículo do médio e tornar a prova obrigatória. “Seria possível conhecer as reais condições do ensino médio e se o candidato está preparado para a universidade.”

 

Na entrevista ao Valor, publicada quinta-feira, o ministro Fernando Haddad disse que o MEC analisa possibilidade de incorporar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e incluir a participação no exame no currículo do ensino médio. “Assim, o Brasil teria um sistema de avaliação educacional mais ajustado em todos os níveis”, disse Haddad.




 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News