28/03/2024 17:17:56

Municípios
08/08/2011 18:47:14

Reitor da Uneal visita o município de Viçosa


Reitor da Uneal visita o município de Viçosa
Visita do reitor a Viçosa

Com alagoasdiario // Fonte ascom viçosa - sidineia tavares

 

O reitor Jairo José Campos da Costa, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), veio à cidade de Viçosa e discutiu com o prefeito Flaubert Filho a possibilidade de implantação de um campus da universidade no município. A reunião foi nesta segunda-feira (8), no gabinete do prefeito. Em seguida, o prefeito levou o reitor até o prédio do antigo Hospital nossa Senhora da Conceição, que possivelmente abrigará o campus.

Para que haja uma extensão da Uneal em Viçosa, a prefeitura deverá ceder a estrutura física e o governo do Estado os profissionais que atuarão no local. A ideia de se implantar a Uneal em Viçosa deve-se à grande demanda de estudantes da cidade e de cidades circunvizinhas que querem ingressar no nível superior. Todos os anos, 1.500 alunos concluem o ensino médio, só no município.

O foco inicial será implantar dois cursos nas habilitações de Licenciatura e Bacharelado, e nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. Se os planos do prefeito Flaubert Filho e do reitor Jairo José derem certo os cursos possivelmente serão iniciados no próximo ano. Jairo José disse que a vinda da Uneal para a cidade beneficiará ao município, ao Estado e à própria universidade, pois Viçosa será um polo para o Vale do Paraíba.

Ao chegar ao prédio do antigo hospital, o reitor ficou impressionado com a dimensão do local. “Fantástico, ótima localização, bem ventilado, uma única forma de acesso, muito bom!”, disse o reitor, já fazendo uma projeção do que iria funcionar em cada espaço, a exemplo do estacionamento, praça de convivência, auditório, laboratórios, salas de aula e salas de pesquisa.

Muito entusiasmado com a possibilidade de a Uneal chegar à cidade, o prefeito Flaubert Filho disse que fará de tudo para trazê-la para Viçosa.  “A Universidade beneficiará não só aos estudantes de Viçosa, mas de todas as cidades próximas, além de gerar mais emprego e renda para o município”.

Ao sair do prédio do antigo hospital o prefeito levou o reitor para conhecer o Laboratório de Aprendizagem Central (LAC) de Viçosa, que funciona há dois meses, com avanço significativo. A coordenadora do LAC, Nereide Bezerra, explicou como o espaço funciona, porque o LAC foi criado, qual o cronograma das aulas e quantas profissionais trabalham em tempo integral para atender à demanda do Laboratório.

O reitor ficou muito impressionado com a estrutura do local. “O prédio é enorme!. Aqui é tudo muito bonito e organizado. Estou impressionado com o seu trabalho prefeito, e levarei o nome da prefeitura de Viçosa a todos os lugares”, enfatizou.

Flaubert Filho também apresentou o espaço onde está sendo construído um Centro de Convenções, com capacidade para comportar 400 pessoas, espaço climatizado e cafeteria, reforçando a mensagem de que tudo isso faz parte de uma estrutura voltada para atender á educação e ao turismo de Viçosa como um todo.

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News