29/03/2024 02:28:24

06/11/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Por volta das 11,00 horas da manhã do ultimo domingo, vândalos atearam fogo em um canavial pertencente à Usina Lajinha, na Fazenda “Salinas” que margeia a BR-104, quilômetro 35, proximidades do acesso viário à cidade de União dos Palmares, via Rua Juvenal Mendonça.

Um funcionário do parque fabril que não quis se identificar disse que foram queimados precipitadamente cerca de 2500 toneladas da lavoura, que embora estivesse em época de colheita, provocou 30% de perda do produto, visto que pela ação dos criminosos haver sido em um feriado, ficou difícil a empresa arrumar mão de obra para a colheita precipitada. Com o incêndio do domingo, foram destruídas raposas, cobras, coelhos, preguiças e dezenas de outros animais silvestres, num verdadeiro atentado ao meio ambiente.

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, na mesma Fazenda “Salinas”, o engenheiro agrônomo  Paulo Newton perdeu cerca de 400 toneladas de cana, também atingido por incêndio criminoso, o que vem se tornando pratica em todo estado. Tem-se noticia que outras ações idênticas foram efetuadas nas proximidades de Maceió, nos municípios de Rio Largo e na Usina Guaxuma, esta ultima, de propriedade do empresário João Lyra, a exemplo do que ocorreu no domingo, em União.

A Usina Lajinha, situada em União dos Palmares foi o inicio do complexo industrial João Lyra desde a década de 50 quando o empresário fixou residência em União dos Palmares. Seu nome, a modernidade e a importância de sua empresa para o município é fundamental, pois em época de safra emprega cerca de cinco mil trabalhadores rurais, e na entre safra, embora reduza o numero de funcionários pela metade, é o maior sustentáculo da região da Mata Alagoana.

Por estas razões, em sinal de reconhecimento, há pouco tempo atrás, João Lyra recebeu o Titulo de Cidadão Palmarino, numa das solenidades mais concorridas da história de União dos Palmares.

Da Redação

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News