25/04/2024 02:27:53

05/11/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Membros das Secretarias da Cultura, do Turismo, da Educação e da Comunicação se reuniram com representantes do Sebrae e da Prefeitura de União dos Palmares para definir a programação da Semana da Consciência Negra.

Serão cinco dias de atividades culturais e educativas que visam promover uma ampla reflexão sobre a condição social dos afro-descendentes brasileiros, bem como sobre sua contribuição para a história e a cultura do país.

De acordo com a programação prévia, todas as ações estarão concentradas no município de União dos Palmares que foi sede do Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, ícone da causa negra brasileira. A abertura da Semana da Consciência Negra está prevista para 15 de novembro, com a lavagem da Casa do Poeta Jorge de Lima, por integrantes do terreiro da Mãe Neide. Na ocasião, deverá ser realizada ainda a apresentação dos orixás do candomblé, na praça Brasiliano Sarmento.

Concha - Nos dias posteriores à abertura do evento está prevista uma série de apresentações artísticas, sempre na concha acústica do município, localizada ao lado do Mercado de Artesanato. São grupos de capoeira, guerreiros, reggae, afoxé, coco-de-roda, entre outras manifestações de origem negra e mestiça.

Paralelamente à programação cultural, há seminários, oficinas e debates sobre temas relativos à contribuição negra para a sociedade contemporânea. No dia 16, às 20h, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, está programada uma mesa-redonda que vai discutir a identidade negra. No mesmo local, na segunda-feira, dia 19, às 9h da manhã, está previsto outro debate sobre o movimento negro em União dos Palmares.

As oficinas estão programadas para o final de semana. Nelas, os interessados poderão aprender a confecção de instrumentos de percussão afro-brasileira, penteados e maquiagem étnicas, além das receitas da gastronomia afro. No domingo, dia 18, está prevista a realização da Noite da Beleza Negra, a partir das 20h com um concurso de beleza. No Mercado de Artesanato do município haverá exposição de fotografias, encontro de grupos de capoeira.

com agência alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News