23/04/2024 15:30:38

Saúde
24/07/2011 11:19:44

Hepatite é uma doença grave e pode levar à morte


Hepatite é uma doença grave e pode levar à morte
Ilustração

Com alagoas24horas // Fonte sesau-al

 

A hepatite é uma doença grave e silenciosa que pode acometer milhões de pessoas sem que elas saibam. Para alertar a população sobre os cuidados para evitar a doença, a Secretaria de Estado da Saúde irá promover nesta terça e quinta-feira (26 e 28) atividades como teste rápido e vacinação contra hepatite B.

A ação será realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. As atividades, que irão acontecer nos shoppings Maceió e Pátio Maceió, serão promovidas pelo Programa Estadual de Hepatites Virais em parceria com o Laboratório Central (Lacen) e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Segundo o médico e coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, Fernando Barreiros, as hepatites virais são processos infecciosos e que podem comprometer a capacidade de funcionamento do fígado. “O objetivo da ação é orientar as pessoas sobre os cuidados para evitar a doença e também sobre a importância do diagnóstico precoce, porque muitas vezes essas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento”, afirma

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos são A,B,C,D e E e as mais freqüentes são as hepatites virais do tipo A e B. “ As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes mais claras”, explica o especialista.

Hepatites - A hepatite A é mais freqüente entre crianças abaixo de 5 anos e sua transmissão está ligada à água, alimentos e mãos contaminadas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no período de 1999 a 2009, 124.687 indivíduos foram contaminados pelo vírus. Em Alagoas, no período de 2006 a 2010 foram notificados 1.903 casos da doença. Na maioria dos casos de hepatite A, o indivíduo recupera-se totalmente, eliminado o vírus do organismo. A insuficiência hepática aguda grave ocorre em menos de 1% dos casos.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) e assim como a hepatite C, pode ser também transmitida pelo sangue. Conforme dados do MS, em dez anos foram confirmados no país 96.044 casos. Em Alagoas, 945 pessoas foram detectadas com o vírus da hepatite B no período de 2006 a 2010.

O Brasil iniciou a política de controle de hepatite B com vacinação na área da Amazônia em 1989. Depois foi ampliada a oferta da vacina contra a doença nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para faixas etárias específicas e para atender as situações de maior vulnerabilidade.

A vacina contra a hepatite B está disponível nos postos de saúde para crianças e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de saúde, gestantes, manicures e pedicures, pacientes de hemodiálise, e portadores do vírus da hepatite C, HIV e DST, , entre outros.

Já a Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C, transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer de fígado.

De acordo com os dados do MS, de 1999 a 2009 foram confirmados 60.908. Entre os anos de 2006 a 2010, Alagoas notificou 298 casos da doença, e muitas vezes, o paciente só descobre quando vai doar sangue.

Agosto - A partir de agosto, o Sistema Único de Saúde passa a oferecer testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os exames, cujos resultados ficarão prontos em 30 minutos, terão investimentos de R$ 10,6 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de 3,6 milhões de testes. Os testes serão oferecidos inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News