28/03/2024 22:15:22

Saúde
23/07/2011 22:40:05

Caderneta da criança não está sendo entregue em Alagoas


Caderneta da criança não está sendo entregue em Alagoas
Ilustração

Com alagoas24horas // danielle silva

 

A Caderneta de Saúde da Criança, criada pelo Ministério da Saúde para substituir o Cartão da Criança e adotada por todos os brasileiros nascidos a partir de 2005, não está chegando a alguns estados brasileiros, a exemplo de Alagoas. Em Maceió, as cadernetas estão em falta desde abril passado, conforme relatos de unidades de saúde.

Desde que foi criada, a caderneta tem sido entregue diretamente aos municípios. Sua distribuição é realizada com base nos dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), considerando o total de nascimentos ocorridos por municípios.

Dessa forma, as Secretarias Municipais de Saúde deveriam receber o quantitativo de Cadernetas de acordo com projeções feitas para o nascimento de meninas e meninos e a distribuição em todas as maternidades existentes no município. Nas maternidades, a Caderneta de Saúde da Criança deverá ser disponibilizada a todas as crianças ali nascidas, residentes ou não no município de nascimento, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de planos privados de saúde.

A gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, disse em entrevista ao Alagoas24Horas que não sabe a razão da suspensão do envio, mas garante que isso não vai comprometer o atendimento às crianças. “As unidades de saúde devem disponibilizar os cartões antigos da criança. Isso não vai interferir no calendário de vacinação”, garante a gerente, em resposta a algumas unidades que estão se recusando a aplicar as vacinas em função da ausência do documento.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News