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Trabalho
22/07/2011 20:38:56

Advogados precisam adquirir Certificação Digital, alerta OAB/AL


Advogados precisam adquirir Certificação Digital, alerta OAB/AL
Divulgação

Com ojornal-al // Fonte ascom oab

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Omar Coêlho de Mello, alerta que todos os advogados alagoanos precisam adquirir o mais rápido possível a sua certificação digital, ferramenta indispensável para peticionar na Justiça informatizada. O certificado digital é uma espécie de “carteira de identidade” do usuário e garante a autenticidade da assinatura virtual mediante um código.

 

De acordo com Omar Coêlho, atualmente os tribunais superiores só recebem petições de advogados que possuem a certificação digital. O mesmo já ocorre em algumas varas da capital e deverá em breve se estender a todo o Judiciário alagoano, com a conclusão do projeto de virtualização iniciado em abril deste ano.

 

O presidente da OAB/AL lembra que a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) publicou recentemente ato normativo nº 49 definindo que a partir do dia 1º de agosto a Central Provisória de Digitalização de Autos, no Fórum da Capital, passará a receber petições somente por mídias ópticas não regraváveis (CD-ROM / DVD-ROM). A medida atende padrões definidos pela Resolução do TJ/AL nº 9, de 5 de abril de 2011 e no ato normativo nº 26, de 1º de abril de 2011.

 

A Central de Autos do Fórum só receberá peças processuais por mídia eletrônica com a apresentação do Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado em duas vias, conforme modelo que consta no anexo único do ato normativo, além de assinatura do portador na própria mídia.

 

Caso o advogado não possua certificados compatíveis ou aparelhos que permitam a digitalização das peças processuais, os servidores da Central de Digitalização poderão, eventualmente, proceder à digitalização das peças, o que pressupõe o prévio e obrigatório recolhimento das custas processuais, conforme dispõe a Lei Estadual nº 3.185, de 1º de dezembro de 1971.

 

CERTIFICAÇÃO DIGITAL – Para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB emite o Certificado Digital OAB, que na prática permite que o advogado atue nos tribunais, fóruns e varas que já têm processo eletrônico.

 

Para desenvolver os certificados, a OAB assinou contrato com empresa Digital Security, que revende os dispositivos de empresas homologadas pela ICP-Brasil, responsável pela emissão de certificados digitais para empresas com as consideradas boas práticas de segurança da informação.

 

Omar Coêlho alerta que os advogados que ainda possuem o modelo antigo da identidade profissional, sem o chip, deverão providenciar imediatamente a troca pelo novo modelo para obter as vantagens do uso da certificação digital. “Os inscritos que já receberam a nova identidade profissional emitida pela OAB, contendo o chip eletrônico, não precisarão solicitar um novo cartão”, observa. A carteira com chip deve ser solicitada à Secretaria da OAB/AL, ao custo de R$ 35,00.

 

Abaixo, as orientações da OAB para a adoção da certificação digital:

 

1 – Compra: O advogado deve acessar o site www.oab-al.org.br, clicar no banner Certificação Digital, localizado no lado direito da página ou clicar aqui para ir direto para o site da compra;

 

2 – Agendamento: No site que será aberto, o advogado efetua a compra do certificado digital e já pode realizar o agendamento para validação do mesmo. O ideal é que o profissional faça o agendamento logo após a compra. Em Maceió, o recomendado é a escolha pelo Instituto Fenacon – Alagoas como local para validação (Rua Rivadaria Carnauba, 880/sala 107 – Empresarial Belo Horizonte, Farol).

 

3 – Validação: A validação é feita somente nesses locais. O processo é presencial e obrigatório;

4 – Emissão: Para emissão do certificado digital é necessário a carteira da OAB com chip funcionando e um comprovante de residência atual em nome do titular;

 

5 – Leitora Digital: Além da emissão do certificado digital, é necessário adquirir os dispositivos de armazenamento de certificados digitais. A leitora digital é um dispositivo projetado para conectar um Cartão Inteligente a um computador. O equipamento se encarregará de fazer a interface com o cartão, enquanto o computador suporta e gerencia as aplicações. Instalar uma leitora de Cartão Inteligente é um procedimento simples, que dispensa conhecimentos técnicos.

 

No site da AC-Fenacon o custo é de R$ 160,00 (AC-FENACON). Na empresa Digital Security, que é conveniada à OAB/AL, é de R$ 45,00 + frete.


 



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