29/03/2024 10:58:10

31/10/2007 00:00:00

Informática


Informática

Empresas de segurança divulgaram, nesta quarta-feira (31), alertas sobre e-mails que usam o Dia das Bruxas para espalhar pragas virtuais. Quando recebem essas mensagens fraudulentas, os internautas podem instalar em seus computadores códigos que permitem o controle remoto das máquinas infectadas, além do roubo de informações sigilosas.

De acordo com a companhia Sophos, uma mensagem que promete um jogo de caveiras dançantes (veja imagem de ilustração) leva o internauta para um site malicioso. Quando visita essa página, o internauta instala em seu PC um código que dá aos piratas virtuais acesso à máquina – com isso, é possível roubar dados ou usar a máquina para enviar spam, por exemplo.

Já a empresa Websense alerta para um e-mail também fraudulento que chega para o usuário como um cartão comemorativo do Dia das Bruxas no México. De forma similar ao primeiro caso, o internauta pode infectar sua máquina se visitar o site sugerido e executar um arquivo. Quando faz isso, um cavalo de Tróia se instala na máquina com o objetivo de roubar informações bancárias das vítimas em potencial.

“Essa é a mais recente encarnação dos ataques via cartões virtuais, que vêm dominando a cena dos códigos maliciosos por meses. Os grupos responsáveis por esses ataques são especialistas em escolher disfarces ligados a tópicos específicos ou criar e-mails que os menos antenados podem achar difíceis de resistir”, afirmou Graham Cluley, especialista em segurança da Sophos.

Com G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News