28/03/2024 16:19:44

30/10/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

O vereador Fabian Holanda (PTB) apresentou requerimento à plenária da Câmara Municipal solicitando de seus pares a aprovação do envio de apelo ao prefeito do município José Pedrosa, aos Delegados Municipal e Regional, ao Comandante do 2º BPM e aos Promotores Públicos da Comarca, no sentido de ser apreciado, em caráter de urgência, o problema da poluição sonora que assola a comunidade de União dos Palmares.

Segundo o vereador, (que leu na integra uma Portaria assinada pelos Juízes José Lopes Netto e Olivia Medeiros que disciplina o uso de bicicletas com som móveis, carros de publicidade volante, uso de aparelhos de som em interiores de lojas, alto falantes em via pública e até carros particulares com som adaptado cujo funcionamento seria observado pelas policias militar e civil o que não vem ocorrendo), “o que se assiste - ou melhor – o que se ouve - em União dos Palmares é um acinte ao meio ambiente e cerceamento de privacidade dos cidadãos com esses sons adentrando as residências, incomodando repartições, hospitais, casas de saúde, templos religiosos, enfermos e crianças, sem limites e sem fiscalização, a critério de pessoas que as conduzem, na sua maior parte inescrupulosas e despreparadas”.

Cópias dos documentos serão enviados ainda nesta segunda feira as autoridades citadas pelo vereador que ainda afirma “recebi reclamações de toda comunidade que pedia uma providencia dos vereadores, o que faço agora, pois é nosso dever criar leis e fiscalizar a sua aplicação, além de proporcionar o bem estar da sociedade como um todo” finalizou o vereador.

O abuso

Ironicamente, durante o pronunciamento da Fabian pelo menos duas bicicletas fazendo publicidade de lojas e um potente carro de som circulava defronte a Câmara Municipal, o que atestou o abuso praticado pelos condutores dos veículos, alguns vinculados a pequenas empresas que entregam maliciosamente bicicletas a menores que não têm sequer garantia trabalhista e não recebem o devido preparo para a utilização do som originário de potentes aparelhos.

Política

Como parte do abuso, tido como “acinte” por populares ouvidos pela reportagem, alguns proprietários de carros de som volante são vinculados a políticos, escondendo-se no manto da impunidade, pois em algumas oportunidades seus veículos já foram detidos pelo mesmo abuso e em seguida postos em liberdade, deixando a comunidade indefesa e sem ter a quem recorrer.

A palavra dos acusados

Um dos responsáveis por uma das “firmas fantasmas” (que não são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho) que utiliza bicicletas para divulgar publicidade e que é originária de uma cidade vizinha a União disse à imprensa que “estamos com nosso trabalho oferecendo emprego aos jovens, e como o lucro é pequeno e a demanda é grande, não temos como preparar nossos funcionários. Para nós, o importante é ter som possante. Se isso é abusar, é outro problema”.

A comunidade

Pessoas ouvidas pela reportagem e que não quiseram se identificar unanimente afirmam se tratar de um abuso, e que não adianta reclamar com os condutores dos veículos, que em uníssono afirmam que “estão ganhando o pão de cada dia”. Esquecem-se, porém, que se utilizassem suas máquinas com moderação, poderia ser até bem aceitos e venderiam a imagem da firma que divulgam diante do publico consumidor.

Da Redação

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News