20/04/2024 10:47:54

Educação
11/07/2011 20:05:21

“Crescemos com o princípio de oferecer ensino superior de qualidade”, diz Sampaio


“Crescemos com o princípio de oferecer ensino superior de qualidade”, diz Sampaio
João Sampaio reitor Cesmac

Com alagoasemtemporeal // sidléia vasconcelos

 

Em entrevista ao Jornal Alagoas em Tempo, o reitor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), João Sampaio relembrou como surgiu a instituição e com que finalidade. Pontuou alguns momentos marcantes durantes essa longa trajetória, e colocou fatores que vem contribuindo para o crescimento e diferencial do Cesmac. Sampaio expôs, ainda, alguns projetos que estão sendo estudados pela instituição.

Alagoas em Tempo – O Cesmac foi criado na época em que o senhor era prefeito de Maceió, em 1973?

João Sampaio – Sim. Felizmente, o Padre Teófanes, na época um visionário na educação brasileira, pensou, idealizou e criou uma Instituição, preocupado com aqueles que não podiam dar continuidade aos seus estudos por falta de uma faculdade no período noturno. Acreditando nisso, procurou o apoio da Prefeitura de Maceió para instituir um convênio. Na época, eu era o prefeito do município, quando, em 1971, fui convocado pelo governador Afrânio Lages para assumir esse novo compromisso. E o padre estava certo nos seus ideais e o resultado é esse que nós todos estamos vendo, o Centro Universitário CESMAC, como a maior instituição privada de ensino superior no Estado de Alagoas.

A. T. – Como surgiu a idéia de instalar a instituição em Alagoas? Por quê?

J. S. – Antes de procurar a Prefeitura, o padre Teófanes não havia encontrado o apoio da sociedade e de algumas instituições governamentais. Ele percebia a carência de uma Instituição de Ensino Superior no período noturno, para atender aos anseios de uma juventude que trabalhava no período da manhã e da tarde. Foi baseado nesse princípio que nasceu o CESMAC.

 

Diante disso, fiz pesquisas e conversei com os comerciantes e resolvemos, enquanto representante do povo maceioense, e por acreditar na causa, abraçar o sonho do padre Teófanes, que refletia o interesse de toda uma sociedade. Assim, com o apoio de outras pessoas, conseguimos, em 24 de setembro de 1973, aprovação de um projeto de Lei criando as unidades de ensino superior que hoje compõem o Centro Universitário CESMAC. Foi com esse espírito que se deu a criação do CESMAC; pensando na juventude; na classe trabalhadora. E, hoje, o que era um sonho, está concretizado em diversas áreas. Inúmeras gerações de advogados, juízes, administradores, profissionais da saúde, da educação, da Psicologia e das ciências exatas são referência em suas áreas no Brasil e no exterior.

A. T. Com quantos alunos começaram? E quais foram os cursos?

J. S. – Após um missa solene para a apresentação da nova instituição de ensino que seria entregue à sociedade alagoana – isso lá em 1º de setembro de 1975. À noite, no auditório do Colégio Santíssimo Sacramento, tivemos nossa primeira aula inaugural. Nessa época, contávamos com 450 alunos. Em nosso primeiro Vestibular ofertamos 09 cursos, totalizando as 450 vagas.

 

Dentre eles, posso citar Direito, Administração, Psicologia, Filosofa, entre outros.

A. T. – Quais os fatos marcantes ao longo dessa trajetória?

J. S. – Na verdade estamos perto de completar quatro décadas de existência, mas, se contarmos com todo o planejamento do Padre Teófanes, com seu período de sonho e busca por parceiros teremos, sim, quase quatro décadas de história; história essa que se baseia no ideal de oferecer ensino superior de qualidade, em uma época onde temos muita quantidade.

A. T. – Como o Cesmac vem crescendo ao longo desses anos, diante de tanta ‘concorrência’?

J. S. – Crescemos com esse princípio que acabo de falar. Na busca constante pela qualificação do nosso quadro de docentes e discentes; na busca constante pela excelência do ensino. Ofertando tudo isso baseado nas evoluções do ensino – e para isso contamos com uma assessoria pedagógica voltada para a atualização das diretrizes curriculares do ensino no País – e da tecnologia, tudo coordenador pelo nosso vice-reitor e conselheiro, professor Douglas Apratto Tenório. Procuramos oferecer, sempre, o que há de mais moderno em estrutura e equipamentos para nossos estudantes e professores, além, claro, de chegar aonde muitos não chegam, ou melhor, aonde se chega com uma preocupação mínima. Estamos no litoral Sul, com uma grande Clínica Escola de Medicina Veterinária – referência para todo o Nordeste, e no Agreste Alagoano, abrangendo cidades e regiões próximas aos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Também estamos fortalecendo a qualificação dos professores, por meio de convênios

A. T. – Foi a primeira instituição de ensino superior a chegar ao interior?

J. S. – Foi com o curso de Direito, em Arapiraca.

A. T. – Quantos novos cursos estão sendo oferecido a partir deste ano?

J. S. – Atualmente ofertamos 27 cursos de graduação, com um quadro de mais de 13 mil alunos, e mais de 70 cursos de pós-graduação em andamento, que comportam mais de 2 mil estudantes. Em nosso último processo seletivo, o Vestibular CESMAC 2011.2, tivemos algumas novidades na graduação: as ofertas dos cursos de Direito e Biologia em Palmeira dos Índios que, agora, integram a Faculdade CESMAC do Sertão, criada para englobar nossas unidades do interior (Arapiraca e Palmeira dos Índios). Em Maceió também tivemos novidade: abrimos uma turma de Engenharia Civil pela manhã.

A. T. – Existem projetos para o futuro, a exemplo de expansão da estrutura física e novos cursos?

J. S. – Continuar qualificando os professores, aumentando o nosso número de mestres e doutores; melhorar o ensino superior da IES; fortalecer o Núcleo de Programa de Pesquisa e o Núcleo de Projetos de Extensão. Esses são alguns de nossos projetos para os próximos anos, contando, é claro, com o apoio dos diretores, professores, coordenadores e dos alunos.

A. T. – Atualmente, qual a estrutura do Cesmac?

J. S. – Na área do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, temos muitas ações realizadas. Na área da pesquisa, o CESMAC conseguiu implantar e fortalecer seu Núcleo de Programas de Pesquisas, ofertando bolsas com recursos próprios e de parcerias, como a FAPEAL e o CNPq. O Núcleo de Projetos de Extensão que conta com programas culturais, como coral, peças teatrais, música, voltados para a área acadêmica e a comunidade em geral. Diversos laboratórios nas áreas de saúde, psicologia e jurídica, com atendimento gratuito a população, e o Projeto Crescer que alfabetiza crianças e desenvolve ações entre jovens e adultos. E não é somente isso. Temos laboratórios de informática, engenharias, arquitetura, jornalismo, publicidade e propaganda, Incubadora Tecnológica, Central de Estágios (a maior do Estado), Clínica Veterinária em Marechal Deodoro, além das clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem que atendem, gratuitamente, a população de baixa renda, atingindo ao expressivo número de 30 mil pessoas/ano que são assistidas nestes laboratórios com acompanhamento direto de estudantes e professores. Atualmente, contamos com a maior, mais bonita e completa biblioteca de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas. Com isso, estamos passando ensinamento para os nossos alunos através da leitura, com aproximadamente 100 mil livros disponibilizados, contando, ainda, com as bibliotecas setoriais de cada Faculdade. Além da Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes aberta a exposição interna e externa.

A. T. – Quais os cursos mais procurados?

J. S. – Essa é uma pergunta relativa. Claro que ainda temos aqueles grandes padrões de toda universidade, procuras na área do Direito ou de Enfermagem, quando falamos em Saúde. Mas as engenharias, principalmente a Civil, e tantos outros cursos também têm procuras consideráveis.

 

Esse talvez seja o grande diferencial do CESMAC. Oferecemos qualidade e compromisso com o ensino em todas as nossas áreas. Seja na Educação e Comunicação, Jurídicas, Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Biológicas e da Saúde. Primamos pela qualificação do docente e pela oferta de estrutura e mecanismos para o aprendizado dos estudantes, com clínicas e laboratórios bem equipados em todas essas áreas.

A. T. – Que grandes nomes passaram pelos bancos do Cesmac?

J. S. – Essa é uma pergunta interessante. Há um ano, mais ou menos, publicamos e divulgamos durante algumas semanas páginas nos jornais, e em nosso programa Institucional na TV, egressos de sucesso no mercado de trabalho. E, na medida em que íamos mostrando, novos casos iam surgindo de forma espontânea. Eram ligações, e-mails, visitas à IES, enfim, as pessoas queriam mostrar e tinha orgulho em dizer que foram ex-alunos do CESMAC, e isso nas mais variadas áreas. Mas posso citar alguns nomes, mas homenageando todos que passaram por nossas salas de aula. Para não cometer injustiças prefiro não citar nomes, porque são muitos durante todo esse tempo.

 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News