19/04/2024 03:41:48

Saúde
11/07/2011 16:28:16

Novo tratamento para hérnia de disco chega a Maceió


Novo tratamento para hérnia de disco chega a Maceió
Hernia de disco - Ilustração

Com alagoas24horas // Fonte wendel palhares assessoria

 

Desenvolvido pelo ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral), o método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protrusão discal, espondilose, artrose etc. - intitulado Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - passa a ser oferecido a partir deste mês em Maceió. Agora, os portadores desses problemas poderão se beneficiar da técnica revolucionária que já tratou mais de 3 mil pacientes em todo o país.

Criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, reconhecido como um dos maiores especialistas no tratamento da coluna no Brasil, o ITC Vertebral começou suas atividades em Fortaleza (CE), tendo alcançado êxito no tratamento de 700 pacientes em apenas dois anos com a R.M.A da Coluna Vertebral. De 2007 para cá, tamanha a repercussão deste método, o instituto expandiu suas operações, em forma de franquias, estabelecendo-se atualmente em 29 cidades de Norte a Sul do país. “E continuamos crescendo, pois somente em 2011, além de Maceió, chegaremos a mais outros 15 municípios”, comemora Helder Montenegro. (ver Sobre o ITC Vertebral)

“Quando tivemos contato com a técnica da Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral e vimos os altos índices de sucesso do método, percebemos que poderíamos oferecer aos alagoanos o melhor tratamento hoje disponível para as patologias da coluna”, explica o fisioterapeuta Fernando Paes, que, além de professor universitário do CESMAC, é responsável pela clínica Status Pilates, a mais nova unidade do ITC Vertebral.

Sobre a R.M.A. da Coluna Vertebral

O grande diferencial da Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral está em oferecer o início, o meio e o fim do tratamento para os problemas da coluna. Isso significa que o paciente é acompanhado durante todo o tratamento e depois é encaminhado e orientado para a prática de uma atividade física que irá manter os resultados.

Vale ressaltar que tratar hérnia de disco e demais patologias da coluna, vem sendo um grande desafio para os profissionais da saúde. Para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida. Além disso, de acordo com o IBGE, somente a hérnia de disco acomete quase 5,5 milhões de brasileiros, sendo a segunda causa de afastamento do trabalho, perdendo apenas para as doenças do coração.

São vários os tratamentos indicados para a hérnia de disco. Um deles é a cirurgia, mas especialistas médicos garantem que a intervenção só é necessária em apenas 5% dos casos. Os demais métodos envolvem técnicas como RPG, osteopatia, fisioterapia convencional e acupuntura, porém, sem a manutenção constante desses procedimentos, é provável que o paciente volte a sentir dores.

Outro diferencial da Reconstrução Músculo-Articular é o tempo de duração do programa. Em apenas dois meses, são obtidos 87% de bons resultados até em pacientes mais graves. O progresso deve-se às cinco etapas* do protocolo:

- Fisioterapia Manual

Aqui, o fisioterapeuta realiza manipulações articulares e alongamento musculares que promovem alívio da dor, acelerando o processo de melhora dos sintomas.

- Mesa de tração eletrônica

Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral. A mesa Triton DTS possui um mecanismo de deslizamento com molas que controlam o atrito do paciente sobre a mesa e garante progressão segura, suave, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada de carga de tração.

- Mesa de flexão-descompressão

Este equipamento, o Ergostyle, possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação. Desta forma, o tratamento pode ser realizado de uma forma mais confortável.

- Estabilização vertebral

O programa de estabilização vertebral utiliza o sistema muscular para proteger as estruturas articulares da coluna de microtraumas repetitivos, dor recorrente e garante reforço na sustentação da coluna. O Stabilizer é um aparelho simples destinado a registrar as alterações de pressão numa bolsa pneumática e que permite detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício.

- Musculação ou Pilates

Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. Musculação ou Pilates, quando bem orientados, são exercícios capazes de alcançar esses resultados. O acompanhamento da evolução do treinamento ocorre por meio das avaliações periódicas e frequentes modificações da rotina de treinamento.

* Todas as técnicas utilizadas neste programa apresentam evidências científicas comprovadas no Brasil e nos Estados Unidos.

Sobre o ITC Vertebral

O ITC Vertebral iniciou suas atividades em Fortaleza em 2005. Para atender às inúmeras solicitações de fisioterapeutas de todo o Brasil por cursos sobre a técnica R.M.A. da Coluna Vertebral, o instituto foi formatado no sistema de franquias e assim iniciou em 2007 sua expansão por todo o país, a começar por São Paulo, Sorocaba e Manaus. Hoje, o ITC Vertebral também está presente em Rio Branco, Belém, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Campinas, Indaiatuba, São Bernardo do Campo,

Santos, Curitiba, Maringá e Londrina. Em 2011, serão abertas franquias em mais 16 cidades: Aracaju, Contagem, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Osasco, Jundiaí, São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre.

O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados.

Sobre o fisioterapeuta Helder Montenegro

Fisioterapeuta formado pela Unifor (Universidade de Fortaleza), Helder Montenegro é reconhecido como um dos maiores especialistas no Brasil no tratamento da coluna. Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, contribuiu para o desenvolvimento da Fisioterapia Esportiva no Brasil, sendo um dos primeiros fisioterapeutas a chefiar o departamento médico de um grande clube do futebol brasileiro (Ceará Sporting Clube 93/94); atuou como fisioterapeuta no futebol europeu, no clube Galatasaray, na Turquia (2000); contribuiu para a introdução e divulgação das técnicas de Fisioterapia Manual no Brasil, como professor de pós-graduação, ministrando cursos, palestras e promovendo, em 2001, o I Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, sendo o Presidente de Honra de todas as edições do evento. Participou de cursos e estágios na Europa (Podoposturologia, Osteopatia, Cadeias Musculares) e nos Estados Unidos (Maitland e Programas científicos da Chattanooga Group utlizando Eletroterapia, Mesa de tração Triton DTS, Mesa de Flexão Ergostyle e Estabilização Vertebral) firmando, então, uma parceria com este grande grupo e criando a técnica Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral.

Visite os sites: www.itcvertebral.com.br e www.herniadedisco.com.br

ITC Vertebral em Maceió: Status Pilates - Av. Dr. José Sampaio Luz, 132 - Ponta Verde - (82) 3337-1609


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News